Topo

Colégios eleitorais abrem para pleito municipal de Istambul

23/06/2019 03h33

Istambul, 23 jun (EFE).- Os colégios eleitorais abriram neste domingo em Istambul às 8h (horário local, 2h em Brasília) para a repetição do pleito municipal que aconteceu em 31 de março passado em todo o país, mas foram cancelados na cidade por causa de supostas irregularidades.

Cerca de 10,5 milhões de eleitores foram convocados às urnas e se espera uma participação em massa, provavelmente superior a 83,8% registrada em março.

Com cerca de 15 milhões de habitantes, Istambul acolhe quase um quinto de população da Turquia, mas além disso concentra 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, por isso que sua prefeitura é um posto de enorme projeção tanta política como econômica.

Nas urnas se enfrentam Binali Yildirim, candidato do partido islamita Justiça e Desenvolvimento (AKP), que governa a Turquia desde 2002, e Ekrem Imamoglu, do social-democrata CHP, apoiado também pelo partido esquerdista pró-curdo HDP e um setor da direita moderada.

Imamoglu venceu em março Yildirim por apenas 14 mil votos de diferença, menos de 0,2%, mas agora a maioria das pesquisas preveem uma vitória mais clara, com uma diferença de pelo menos 2%.

No entanto, uma carta de Abdullah Öcalan, fundador da guerrilha curda PKK preso na Turquia, que pediu "neutralidade" a seus seguidores, voltou a lançar dúvidas sobre as previsões, já que uma abstenção dos eleitores curdos favoreceria o AKP.

Os últimos colégios eleitorais fecharão às 17h (11h em Brasília), não existem pesquisas de boca de urna e espera-se que a Comissão Eleitoral vá publicando resultados parciais à medida que a apuração avance, para anunciar o vencedor antes de meia-noite. EFE