Topo

Ministro da Justiça britânico renuncia após eleição de Boris Johnson

2.abr.2019 - O então ministro britânico da Justiça David Gauke - Alkis Konstantinidis/Reuters
2.abr.2019 - O então ministro britânico da Justiça David Gauke Imagem: Alkis Konstantinidis/Reuters

23/07/2019 11h02

O ministro da Justiça do Reino Unido, David Gauke, anunciou nesta terça-feira sua renúncia, pouco depois da confirmação da vitória de Boris Johnson na disputa pela sucessão da chefe do governo britânico, Theresa May.

O político, da ala pró-europeia do Partido Conservador, havia antecipado no domingo passado sua intenção de deixar o cargo se o ex-prefeito de Londres vencesse o atual ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, na corrida sucessória, devido à sua postura a respeito do Brexit.

Gauke escreveu em sua conta no Twitter que tinha sido "uma honra" estar no governo sob as ordens de May e acrescentou que espera continuar servindo ao povo da sua circunscrição, South West Hertfordshire, por meio da bancada conservadora da Câmara dos Comuns.

Pouco antes da divulgação do resultado da eleição também renunciou a secretária de Estado de Educação, Anne Milton, por sua "grande preocupação" sobre um Brexit sem acordo, uma opção que Johnson não descarta.

Por esse mesmo motivo, o secretário de Estado britânico para a Europa e as Américas, Alan Duncan, feroz crítico de Johnson, já havia apresentado sua renúncia ontem.

O ministro da Economia, Philip Hammond, também antecipou no domingo passado sua intenção de deixar seu posto se Johnson vencesse, mas, por enquanto, não formalizou sua saída.

Pelo contrário, o rival de Johnson na disputa, Jeremy Hunt, não parece ter a intenção de deixar a pasta de Exteriores e felicitou seu oponente pela vitória através das redes sociais dizendo que confia que será um primeiro-ministro "genial" para o país em um "momento crítico".

Além disso, louvou sua atitude durante a campanha pela sucessão na qual, segundo afirmou, se mostrou "otimista, enérgico e confiante" sobre as possibilidades do país.