Topo

Irã liberta casal de australianos preso sob a acusação de usar drone sem autorização

04.out.2019 - A ministra das Relações Exteriores, Marise Payne - Saeed Khan/AFP
04.out.2019 - A ministra das Relações Exteriores, Marise Payne Imagem: Saeed Khan/AFP

Em Sydney

05/10/2019 10h12

O governo da Austrália confirmou neste sábado a libertação de dois cidadãos do país, a blogueira Jolie King e o namorado dela, Mark Firkin, que estavam detidos no Irã, após a retirada das acusações de uso de um drone sem autorização.

A informação foi confirmada à imprensa australiana pela ministra das Relações Exteriores, Marise Payne. Segundo a representante do governo, os dois, que estavam detidos desde o meio deste ano, estão em "bom estado de saúde e ânimo".

A titular da pasta confirmou que King e Firkin já pisaram em solo australiano e puderam encontrar com familiares.

"Apesar dos últimos meses terem sido muito difíceis, sabíamos que também era complicado para aqueles que se preocupavam conosco, nas nossas famílias", diz o casal, em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.

A blogueira e o namorado, que também tem passaporte britânico, estavam viajando ao redor do mundo desde 2017, e afirmaram hoje que não farão mais comentários sobre o caso, para não atrapalhar o caso da acadêmica Kylie Moore-Gilbert, que permanece na prisão de Evin, em Teerã, há quase um ano, acusada de espionagem.

Posteriormente ao anúncio da libertação de King e Firkin,foi divulgado pela imprensa iraniana que estudante de doutorado Reza Dehbashi, detido há 13 meses na Austrália, acusado de enviar equipamentos militares americanos ao Irã, através de Dubai, foi solto.

Dehbashi corria o risco de ser extraditado para os Estados Unidos, mas foi libertado e já retornou ao país natal, segundo a emissora iraniana pública de televisão. EFE