Bolívia protesta e diz que México permite que Evo "conspire" contra Áñez
A Bolívia apresentou um "protesto formal" ao México devido a um vídeo no qual o ex-presidente Evo Morales, que está asilado no país norte-americano, supostamente "conspira" contra o governo da presidente interina Jeanine Áñez.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores boliviano, o vídeo, divulgado no dia anterior, inclui uma voz atribuída a Morales que "mostra atividade conspiradora" contra o governo interino.
"Os atos e manifestações efetuados pelo senhor Evo Morales contrapõem sua condição de asilado político. Do México, Morales incita à violência, o que atenta contra a estabilidade do governo constitucional, a paz social e os direitos humanos do povo boliviano", adverte a Chancelaria em comunicado.
O governo interino denunciou que o México desconhece a Declaração sobre Asilo Territorial de 14 de dezembro de 1967, que estabelece que os Estados que concedem asilo não devem permitir que os asilados "se dediquem a atividades contrárias aos propósitos e princípios das Nações Unidas".
O governo de Áñez expressou "profundo repúdio" ao governo do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, pela "violação dos princípios que regem a instituição do asilo político".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.