Topo

Esse conteúdo é antigo

Bélgica permitirá reabertura integral do comércio a partir da próxima semana

Sophie Wilmes, premiê da Bélgica - DIRK WAEM premie belgica/ AFP
Sophie Wilmes, premiê da Bélgica Imagem: DIRK WAEM premie belgica/ AFP

De Bruxelas

07/05/2020 05h33

A Bélgica reabrirá todas as lojas ainda fechadas a partir da próxima segunda-feira e permitirá que os cidadãos que comecem, já no dia anterior, a receber pelo menos quatro pessoas - sempre as mesmas - em suas casas, anunciou nesta quarta a primeira-ministra Sophie Wilmès.

A decisão foi tomada hoje por um Conselho de Segurança Nacional, que decidiu manter bares, restaurantes e hotéis ainda fechados.

Além disso, o órgão concordou em adiar a autorização de viagens e estadias em segundas residências, o que não será permitido nem na segunda fase do desconfinamento (18 de maio), mas previsivelmente a partir de junho.

"Se estamos podendo avançar no desconfinamento, é porque os esforços dos cidadãos deram frutos. O retorno a uma certa normalidade está ao nosso alcance", disse a premiê durante entrevista coletiva.

Ela lembrou que agora será possível praticar esportes ao ar livre com duas pessoas além da família, mas a partir do próximo domingo, coincidindo com o Dia das Mães na Bélgica, cada residência poderá receber quatro pessoas, mas sempre as mesmas.

Por sua vez, essas pessoas só podem receber ou visitar o mesmo grupo, uma espécie de contrato "recíproco".

Sobre os comércios, o Conselho de Segurança Nacional impôs condições estritas: um único cliente para cada dez metros quadrados e por no máximo 30 minutos.

Somente pessoas sozinhas terão permissão para acessar as lojas, que não serão obrigadas (embora seja recomendado) a usar máscaras.

Essa proteção, no entanto, será obrigatória nos transportes públicos e nos aeroportos e nas escolas para maiores de 12 anos (quando reabrirem, a partir do dia 18 para alguns cursos).

O trabalho remoto continua sendo uma norma no país, que atualmente há cinco vezes menos internações por dia do que no final de março.

Nas últimas 24 horas, a Bélgica registrou 110 novas mortes por covid-19 e 116 outras internações, enquanto 290 pessoas tiveram alta.