Turquia afrouxa restrições de deslocamento e permite "vida social controlada"
A Turquia entrará na próxima semana em uma fase de recuperação gradual da pandemia do novo coronavírus, chamada nesta quarta-feira pelo ministro da Saúde, Fahrettin Koca, de "vida social controlada".
"A nova fase terá duas regras básicas: todos teremos que usar máscaras quando sairmos e teremos que manter a distância social", declarou o ministro.
Como anunciado pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na última segunda-feira, os maiores de 65 anos, que estão estritamente confinados há um mês e meio, poderão sair pela primeira vez no próximo domingo.
"Haverá apenas um número limitado de pessoas nos centros comerciais, e os restaurantes e cafés desses centros permanecerão fechados", afirmou Koca, que adiou o anúncio de outras regras para a próxima semana.
A Turquia atingiu o topo da curva de infecção na terceira semana de abril, um mês após a primeira morte por covid-19 no país ter sido declarada, com 130 óbitos por dia. Agora, há cerca de 70 por dia e 3.584 no total, com 131 mil casos de infecção reportados.
Koca ainda confirmou que o Campeonato Turco voltará a ser disputado no dia 12 de junho, mas esclareceu que todas as decisões a respeito cabem à federação do esporte (FTF). "O ministério não quer se envolver neste debate", limitou-se a dizer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.