Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade chinesa fecha mercados de frutos do mar após novos casos de covid-19

Autoridades ainda não confirmaram se o funcionário de mercado de Dalian, dignosticado com o novo coronavírus, foi infectado pelos produtos que ele manipulava na cadeia de frio; estação da Baía de Dalian na linha 3 do metrô local, que o homem costumava viajar diariamente de casa para o trabalho, foi temporariamente fechada - Yang Yi/China News Service via Getty Images
Autoridades ainda não confirmaram se o funcionário de mercado de Dalian, dignosticado com o novo coronavírus, foi infectado pelos produtos que ele manipulava na cadeia de frio; estação da Baía de Dalian na linha 3 do metrô local, que o homem costumava viajar diariamente de casa para o trabalho, foi temporariamente fechada Imagem: Yang Yi/China News Service via Getty Images

Da EFE, em Pequim (China)

23/07/2020 15h15

As autoridades da cidade de Dalian, no nordeste da China, fecharam os mercados de frutos do mar e suspenderam alguns serviços de metrô após terem sido detectados pelo menos três casos de covid-19, de acordo com informações divulgadas hoje pela imprensa oficial.

Segundo o jornal estatal Global Times, a primeira das infecções, detectada ontem, é de um funcionário de 58 anos que começou a apresentar sintomas no último dia 16 e que trabalha em uma fábrica de processamento de frutos do mar pertencente à empresa Dalian Kaiyang.

A pouco mais de três quilômetros desta fábrica encontra-se o mercado de Liaoyu, que foi fechado e cujos fornecedores — com cerca de mil barracas espalhadas por 12 mil metros quadrados — todos foram testados para o coronavírus.

O primeiro surto mundial conhecido de covid-19, o de Wuhan, também começou no final de dezembro em um mercado de peixes e frutos do mar da cidade, embora mais tarde tenha sido relatado que não apenas esses produtos eram vendidos no local, como também animais exóticos eram consumidos de forma ilegal.

Além disso, e estação da Baía de Dalian na linha 3 do metrô local, que o homem costumava viajar diariamente de casa para o trabalho, foi temporariamente fechada.

No entanto, as autoridades ainda não confirmaram se o paciente foi infectado pelos produtos que ele manipulava na cadeia de frio.

A agência oficial Xinhua divulgou outros dois novos casos confirmados hoje, aos quais foram acrescentados 12 pacientes assintomáticos — o que a China não inclui no balanço de infecções —, então uma investigação foi iniciada nos contatos próximos dos primeiros infectados.

Dalian, localizada na província de Liaoning, é uma cidade costeira de cerca de 6 milhões de habitantes cuja economia está ligada à pesca e frutos do mar.

A cidade de Dalian foi classificada como um dos dois locais "seguros" onde, a partir de sábado, o Campeonato Chinês seria retomado, e a imprensa oficial já divulgou "medidas mais rigorosas" a esse respeito, apesar de todos os jogadores e os técnicos terem de ser mantidos sob rigoroso confinamento durante as semanas de competição.