Topo

Esse conteúdo é antigo

Tropas dos EUA no Afeganistão serão reduzidas a 4 mil soldados, anuncia Trump

Donald Trump anunciou que as tropas americanas no Afeganistão serão reduzidas a cerca de 4 mil soldados - Mandel Ngan/AFP
Donald Trump anunciou que as tropas americanas no Afeganistão serão reduzidas a cerca de 4 mil soldados Imagem: Mandel Ngan/AFP

10/09/2020 22h14

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje que, "em um curto período de tempo", as tropas americanas mobilizadas no Afeganistão serão reduzidas a cerca de 4 mil soldados e que pretende continuar a diminuir o número no Iraque até 2 mil.

"No Afeganistão, reduziremos até uns 4 mil soldados em um curto período de tempo. No Iraque, 2 mil em um período de tempo muito curto", revelou o mandatário em entrevista coletiva na Casa Branca.

Trump informou que o secretário de Estado, Mike Pompeo, viajará nesta noite ao Qatar, já que as negociações de paz entre as partes afegãs começarão no sábado.

"Está havendo muito progresso no Afeganistão", comentou Trump, ao dizer que "ninguém" morreu no país asiático desde fevereiro, com base em um relatório que recebeu nesta manhã. Segundo o site "iCasualties", ao menos nove soldados americanos morreram no Afeganistão neste ano.

Na quarta-feira, durante uma conversa com jornalistas, o chefe do Comando Central dos EUA, general Frank McKenzie, revelou que o número de militares do país mobilizados no Afeganistão diminuiria para 4.500 até novembro e que o contingente no Iraque ficaria entre 5.200 e 3 mil.

Os talibãs e o governo do Afeganistão anunciaram nesta quinta-feira que começarão a negociar no próximo sábado, no Catar. Em comunicado, Pompeo pediu que os negociadores afegãos mostrem pragmatismo, contenção e flexibilidade.

"A oportunidade não pode ser desperdiçada. Um imenso sacrifício e investimento por parte dos EUA, nossos parceiros e do povo do Afeganistão possibilitaram este momento de esperança, disse o secretário de Estado.