PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Trump diz que pico da covid-19 nos EUA passou e vê Espanha "muito impactada"

Donald Trump faz críticas à Espanha por condução de resposta à pandemia de novo coronavírus - Mandel Ngan/AFP
Donald Trump faz críticas à Espanha por condução de resposta à pandemia de novo coronavírus Imagem: Mandel Ngan/AFP

11/09/2020 06h05

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que o país está fazendo um trabalho "muito melhor do que a União Europeia" no combate à pandemia do novo coronavírus e citou a Espanha entre os membros do bloco que estão tendo mais dificuldades.

Em entrevista coletiva na Casa Branca, Trump também afirmou que o pico das transmissões de covid-19 já passou nos EUA, embora o país ainda tenha os maiores números totais de contágios e mortes pela doença.

"Nas últimas cinco semanas os casos per capita dobraram na França, aumentaram mais de 300% na Espanha, (um país) do qual tenho ouvido falar algumas coisas, e tenho conversado com alguns dos líderes da Espanha, e eles estão passando por dificuldades", declarou.

"A Espanha está sendo muito impactada", frisou o presidente americano, que também citou França e Itália entre os países europeus mais abalados pela Covid-19.

Trump estava tentado diferenciar a situação da Europa e a dos Estados Unidos, que na quarta-feira ultrapassou a marca de 190 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia e já tem mais de 6,3 milhões de contágios confirmados.

"Temos feito muito, muito melhor do que a União Europeia", alegou Trump.

"Eles têm um pico enorme lá, enquanto nós estamos confiantes de que passamos nosso pico. Vamos ver, mas estamos indo muito bem em todo o país", acrescentou.

Embora seja verdade que os Estados Unidos tiveram recentemente uma tendência descendente na média movel de casos, enquanto a Espanha e a França tiveram uma tendência ascendente durante os últimos sete dias, o quadro é diferente quando se olha para as mortes pela doença.

A média móvel de mortes por milhão de habitantes nos EUA nos últimos sete dias é 2,15, enquanto na Espanha é de 1,33, e na França, de 0,23, de acordo com dados oficiais coletados pela plataforma Our World in Data (OWID), da Universidade de Oxford.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a uma pergunta sobre quem eram os "líderes da Espanha" com quem Trump disse ter conversado recentemente.

Na Espanha, 554.143 pessoas foram infectadas pela Covid-19, e 29.699 morreram desde o início da pandemia, de acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde do país.

Coronavírus