Reino Unido deve receber primeiras doses de vacina contra covid-19 ainda hoje
As doses da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelas companhias Pfizer e BioNTech chegarão hoje no Reino Unido, revelou o assessor médico do governo, Jonathan Van-Tam, em entrevista à "Radio 5", da rede "BBC".
"Chegarão logo, em horas, não em dias", disse o especialista.
Ontem, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde do Reino Unido (MHRA) aprovou a vacina da Pfizer e BioNTech, dando sinal verde para a vacinação da população, que deve começar já no início da próxima semana.
Dessa forma, o Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a dar o sinal verde para a campanha de imunização contra o patógeno que provoca a Covid-19.
O Comitê Conjunto sobre Vacinação e Imunização deverá publicar a recomendação sobre que grupos deverão receber prioritariamente a vacina. Os selecionados devem ser funcionários do setor de Saúde e idosos.
Van-Tam admitiu que existem dificuldades logísticas relacionadas ao preparado da Pfizer e da BioNTech, que precisa ser mantido a temperatura de 70ºC negativos.
O assessor médico do governo explicou ainda que não está decidido se o Ministério da Saúde britânico emitirá certificação de vacinação contra o novo coronavírus.
"O que posso dizer é que há uma intenção clara de garantir que a tecnologia da informação que apoia o programa de vacinação deixe claro quem a recebeu e quando", afirmou.
De acordo com a agência reguladora do Reino Unido, a vacina será efetiva sete dias depois que a pessoa receber a segunda dose, embora haja algum tipo de proteção 12 dias após a primeira dose.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.