Topo

Esse conteúdo é antigo

Navalny é transferido para complexo penitenciário, segundo advogado

Navalny é transferido para complexo penitenciário, segundo advogado - Wikimedia Commons
Navalny é transferido para complexo penitenciário, segundo advogado Imagem: Wikimedia Commons

25/02/2021 22h33

O líder opositor russo Alexei Navalny, que estava em prisão preventiva desde janeiro, foi transferido nesta quinta-feira para um complexo penitenciário geral, segundo informou seu advogado, Vadim Kobzev.

"Navalny foi transferidos por "etapirovanie" da prisão preventiva número 1", informou Kobzev pelo Twitter.

A transferência ocorre após a justiça russa ter rejeitado no dia 20 de fevereiro o recurso apresentado pelos advogados de Navalny contra a pena de três anos e meio de prisão ditada contra o opositor por um antigo caso de fraude e lavagem de dinheiro.

Como é tradição, o preso, assim como a família e os advogados, não saberá o seu novo destino até a conclusão da transferência.

Os condenados na Rússia costumam ser transferidos durante dias ou semanas em comboios especiais, processo conhecido como "etapirovanie" e que é muito criticado pelos defensores de direitos humanos.

A transferência pode durar semanas ou até mesmo meses, já que as distâncias na Rússia podem chegar a milhares de quilômetros, motivo pelo qual os presos fazem paradas e são colocados em prisões preventivas especiais espalhadas por toda a geografia penitenciária nacional.

Durante este processo, os reclusos são mantidos incomunicáveis, enquanto que a lei não obriga as autoridades a notificarem as famílias sobre o paradeiro até chegarem ao novo destino.

A líder do grupo de punk rock Pussy Riot, Nadya Tolokonnikova, foi mantida incomunicável durante 26 dias a caminho da região siberiana de Krasnoyarsk.

Como ficou em prisão preventiva desde que foi detido ao voltar da Alemanha, em 17 de janeiro, e também cumpriu dez meses de prisão domiciliar, Navalny deverá cumprir pouco mais de dois anos e meio de prisão.