Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

ONU indica que dados iniciais sugerem massacre deliberado de civis na Ucrânia

05/04/2022 15h42

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos está analisando os vídeos e materiais recebidos sobre o suposto massacre da cidade de Bucha, na Ucrânia, que "parecem sugerir" um assassinato de forma deliberada de civis, segundo admitiu a porta-voz do gabinete, Liz Throssell.

"Estamos tentando chegar a Bucha. Não temos informação direta, mas o que temos visto é alarmante", indicou a representante do escritório liderado pela ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, em entrevista coletiva.

Throssell destacou que as imagens em que corpos aparecem com as mãos amarradas ou queimadas poderiam indicar que os agressores visavam deliberadamente essas vítimas, o que poderia elevar a gravidade dessas violações aos direitos humanos cometidos durante a invasão à Ucrânia, se os fatos forem confirmados.

"Na semana passada, a Alta Comissária Michelle Bachelet já falou de possíveis crimes de guerra no contexto de bombardeios a infraestruturas civis, mas isso aparenta ser um assassinato direito de civis", disse a porta-voz, que admitiu haver a necessidade de comprovar as imagens.

"Em incidentes específicos, são necessárias análises forentes, monitoramento e coleta de informações, para determinar quem fez o que", detalhou Throssell.

A porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos explicou que, em muitos casos, a prestação de contas "leva tempo".

Denúncia

A Procuradoria Geral da Ucrânia divulgou neste domingo que 410 corpos foram encontrados nas ruas dos subúrbios do norte de Kiev, após a retirada das tropas de Moscou.

Segundo o governo ucraniano e de acordo com imagens difundidas por veículos internacionais, os corpos localizados na cidade de Bucha apresentavam sinais de terem sido sumariamente executados.

As vítimas estariam trajando roupas civis e muitas estavam com as mãos atadas.

A Rússia sustenta que, em 31 de março, o prefeito de Bucha confirmou, em mensagem de vídeo, que já não havia soldados russos na cidade, "mas, não mencionou em nenhum momento, que havia moradores locais baleados nas ruas com as mãos amarradas".

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL