Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Pentágono afirma que Rússia está enviando reforços para Donbas para ofensiva

Washington

18/04/2022 20h23

O Pentágono alertou nesta segunda-feira que a Rússia está enviando reforços de material e soldados para a região de Donbas, no leste da Ucrânia, para lançar uma grande ofensiva a qualquer momento.

O porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, John Kirby, disse em entrevista coletiva que há um fluxo de equipamentos de artilharia, apoio de helicópteros e outros itens para facilitar as operações de comando e controle da Rússia em Donbas.

"Acreditamos que eles reforçaram o número de seus grupos táticos de batalhão no leste e no sul" da Ucrânia, declarou Kirby.

Os grupos táticos de batalhão são típicos das Forças Armadas Russas e são unidades, com entre 600 e 800 soldados, com alto nível de preparação para combates de alta intensidade com diferentes tipos de armas.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Kirby observou que nos últimos dias a Rússia enviou mais de 10 novos grupos táticos de batalhão para o leste da Ucrânia.

"Continuamos a assistir a uma concentração de bombardeios e ataques de artilharia no Donbas e no sul, sobretudo em torno de Mariupol", comentou o porta-voz, salientando que os ucranianos continuam a resistir naquela cidade.

Apesar dos preparativos para concentrar sua ofensiva em Donbas, Kirby lembrou que esta parte da Ucrânia tem sido palco de combates nos últimos oito anos, assim como nos últimos dias.

De fato, o porta-voz dos EUA afirmou que os ucranianos fizeram alguns progressos em Donbas e conseguiram "assegurar" várias localidades.

"Acreditamos que os russos estão moldando e estabelecendo as condições para futuras operações ofensivas", acrescentou.