Pentágono afirma que Rússia está enviando reforços para Donbas para ofensiva
O Pentágono alertou nesta segunda-feira que a Rússia está enviando reforços de material e soldados para a região de Donbas, no leste da Ucrânia, para lançar uma grande ofensiva a qualquer momento.
O porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, John Kirby, disse em entrevista coletiva que há um fluxo de equipamentos de artilharia, apoio de helicópteros e outros itens para facilitar as operações de comando e controle da Rússia em Donbas.
"Acreditamos que eles reforçaram o número de seus grupos táticos de batalhão no leste e no sul" da Ucrânia, declarou Kirby.
Os grupos táticos de batalhão são típicos das Forças Armadas Russas e são unidades, com entre 600 e 800 soldados, com alto nível de preparação para combates de alta intensidade com diferentes tipos de armas.
Kirby observou que nos últimos dias a Rússia enviou mais de 10 novos grupos táticos de batalhão para o leste da Ucrânia.
"Continuamos a assistir a uma concentração de bombardeios e ataques de artilharia no Donbas e no sul, sobretudo em torno de Mariupol", comentou o porta-voz, salientando que os ucranianos continuam a resistir naquela cidade.
Apesar dos preparativos para concentrar sua ofensiva em Donbas, Kirby lembrou que esta parte da Ucrânia tem sido palco de combates nos últimos oito anos, assim como nos últimos dias.
De fato, o porta-voz dos EUA afirmou que os ucranianos fizeram alguns progressos em Donbas e conseguiram "assegurar" várias localidades.
"Acreditamos que os russos estão moldando e estabelecendo as condições para futuras operações ofensivas", acrescentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.