Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia confirma 'pausa' em negociações com a Rússia sobre a guerra

14.mai.2022 - Homem caminha meio a casas destruídas por bombardeio russo de uma área residencial em Irpin, na Ucrânia - REUTERS/Carlos Barria
14.mai.2022 - Homem caminha meio a casas destruídas por bombardeio russo de uma área residencial em Irpin, na Ucrânia Imagem: REUTERS/Carlos Barria

Da EFE

17/05/2022 15h50Atualizada em 17/05/2022 16h44

Um conselheiro da presidência da Ucrânia confirmou nesta terça-feira que as conversas de paz com a Rússia estão "em espera" porque, segundo ele, Moscou está relutante em aceitar que as condições que estavam em vigor no início da guerra mudaram substancialmente.

O conselheiro em questão, Mikhail Podolyak, disse que o governo russo não entende "os processos que estão acontecendo no mundo neste momento" em relação à invasão e que a guerra não está mais prosseguindo "com base nas normas, planos e objetivos do Kremlin".

Em declarações citadas pelo jornal "Ukrainskaya Pravda", Podolyak acrescentou que Moscou também não está disposta a desistir da propaganda interna e que as elites políticas são incapazes de admitir que o exército russo deve se retirar "sob condições completamente diferentes das planejadas".

Portanto, o conselheiro acredita que a posição do Kremlin não mudará até que todos os pacotes de sanções internacionais entrem em vigor, até que as "reais capacidades de combate" de suas forças armadas sejam expostas e a Rússia perca "os resquícios de sua reputação".

"Na minha opinião, o objetivo estratégico dos russos é tudo ou nada", disse Podolyak, que disse, entretanto, que neste momento Kiev não está considerando a questão de uma "saída" do processo de negociação da delegação ucraniana.

As conversas serão retomadas quando houver "algo concreto", disse ele, acrescentando que circunstâncias como a evacuação dos defensores Azovstal e a situação na região de Kherson, ocupada pela Rússia, terão um papel importante.

O vice-ministro russo das Relações Exteriores, Andrei Rudenko, disse nesta terça-feira que a Ucrânia havia abandonado o processo de negociação, cuja última rodada de conversas presenciais aconteceu em 29 de março, em Istambul.