Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ministro da Rússia nega em entrevista que país invadiu a Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de uma coletiva de imprensa conjunta - Kirill Kudryavtsev/AFP
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de uma coletiva de imprensa conjunta Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

Da EFE

16/06/2022 21h02Atualizada em 17/06/2022 08h40

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta quinta-feira, em entrevista veiculada pela rede britânica "BBC", que o país não invadiu a Ucrânia e fez acusações contra países ocidentais de propagarem notícias falsas.

"Não invadimos a Ucrânia. Declaramos uma operação militar especial porque não tínhamos, absolutamente, nenhuma outra forma de que o Ocidente compreendesse que levar a Ucrânia para a Otan era uma ação criminosa", garantiu o chanceler.

Desde que a guerra no leste europeu foi iniciada, em 24 de fevereiro, mais de 4 mil civis, 10 mil militares ucranianos e 30 mil integrantes das forças russas morreram, segundo estimativas de Kiev.

Em rara entrevista concedida a veículo internacional de imprensa, Lavrov insistiu na versão oficial de Moscou, de que está sendo realizada uma campanha de desnazificação da Ucrânia.

Questionado se lutar contra nazista implica casos como o da localidade de Yahidne, onde "360 residentes, incluindo 74 crianças e cinco deficientes físicos foram obrigados pelas forças armadas russas a ficar 28 dias no subsolo de uma escola, sem banheiros e sem água" e "onde dez idosos morreram", Lavrov fez acusações.

"É uma grande pena, mas diplomatas internacionais, inclusive a Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos (Michelle Bachelet) e o secretário-geral da ONU (António Guterres) e muitos representantes das Nações Unidas sofrem pressões do Ocidente e, em muitas vezes, são usados para amplificar 'fake news'", respondeu.