Topo

Esse conteúdo é antigo

Primeiro caso de varíola dos macacos no Paraguai é importado do Brasil, diz governo

Primeiro caso de varíola dos macacos no Paraguai vem de pessoa que visitou o Brasil - iStock
Primeiro caso de varíola dos macacos no Paraguai vem de pessoa que visitou o Brasil Imagem: iStock

26/08/2022 17h26

O primeiro caso confirmado de varíola dos macacos no Paraguai é um paciente entre 30 e 35 anos de idade que passou duas semanas no Brasil, disseram as autoridades da saúde em Assunção nesta sexta-feira.

"É um caso do Brasil", detalhou o diretor-geral de Vigilância Sanitária, Guillermo Sequera, em entrevista coletiva sobre a situação epidemiológica do país.

Sequera acrescentou que o paciente, que reside no departamento Central, visitou diferentes cidades no Brasil, principalmente na região Centro-Oeste.

"O primeiro caso está indo bastante bem, está bastante estável", explicou o diretor quando perguntado sobre o estado do paciente, que disse estar sendo tratado em regime ambulatório e permanece sob "monitoramento constante".

No momento, de acordo com Sequera, nenhuma das pessoas que estiveram em contato com este indivíduo apresentou "sintomas" ou "sinais compatíveis" com a varíola dos macacos, mas estão sendo monitoradas.

Sobre a situação do país, o responsável pela Vigilância Sanitária disse que até agora foram descartados 17 casos suspeitos da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou na quinta-feira que os casos de varíola dos macacos caíram na semana passada em nível mundial, com a clara exceção da América, onde continuaram a aumentar.

Os casos confirmados em laboratório aumentaram para 41.664 em 96 países, com 12 mortes relatadas.