Semana do Bebê no Semiárido e na Amazônia recebe apoio do UNICEF
Dado o sucesso da "Semana do Bebê" como estratégia de mobilização social em favor da primeira infância no Brasil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) incluiu a iniciativa como uma das ações fundamentais a serem executadas pelos municípios inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2013-2016) – uma certificação internacional que contempla cidades do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira.
Com o reconhecimento, estima-se que mais de mil municípios no Semiárido e mais de 600 na Amazônia desenvolverão, entre 2014 e 2015, a Semana do Bebê como um dos projetos estratégicos para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Atualmente, o Selo UNICEF conta com a participação de municípios em dez Estados do Semiárido brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e nove na Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).
As comunidades inscritas se comprometem a elaborar um diagnóstico participativo sobre a situação das populações com até 17 anos e a executar um Plano de Ação para os seus principais problemas, enquanto o UNICEF realiza capacitação de profissionais, avalia e monitora os resultados. O Selo é, enfim, concedido às cidades que melhorarem de forma significativa a qualidade de vida de seus jovens.
Atualmente, o Selo UNICEF está vinculado ao Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e à Agenda Criança Amazônia, que são programas centrais na missão brasileira para a redução das desigualdades e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Juro médio no crédito livre sobe a 40,2% em outubro, diz BC; cheque especial recua a 135,3%
- Brigatti diz que Ponte Preta estava acertada com técnico argentino antes do rebaixamento
- Sakamoto: Bolsonaro pode fugir sem passaporte por ter rede de apoio
- TCU aprova mudança de concessão da Telefônica Brasil para regime de autorização