Topo

O sonho da escritora

Joyce Fonseca/Divulgação
Imagem: Joyce Fonseca/Divulgação

30/11/2021 07h07

Esta é a versão online para a edição desta terça-feira (30/11) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Aos 75 anos, Conceição Evaristo já cavou um lugar no panteão dos grandes escritores brasileiros. A autora de "Ponciá Vicenzo" e "Becos da Memória", ela quer enveredar por outras formas de expressão cultural. E escolheu uma particularmente associada à meninada, o rap. A música já está sendo feito, diz. Quando terminar, vai procurar alguém para cantá-la.

"Meu sonho é escrever um rap. Já até comecei. Eu não sei decor, mas a ideia central é essa: de que vale esse acúmulo, toda essa experiência que eu tenho se ela não for apropriada por essa juventude?"

SONHO DA PROFESSORA... Homenageada pelo Prêmio Inspiradoras 2021, Conceição viu na semana passada uma professora ser afastada por recomendar um de seus livros aos estudantes. Alguns alunos acharam que "Olhos d'água" falava de dores que não eram as deles.

COMEÇO DE UM SONHO... Daniel Santos Oliveira, 27, vende água em Feira de Santana (BA) em semáforos desde 2015, quando concluiu o serviço militar obrigatório. Alimentando o desejo de ser policial militar, ele fez provas de 27 concursos. Agora, finalmente foi convocado. O momento em que concluiu o último teste foi marcado por emoção.

"Se vocês sonham, que corram atrás. Muitos vão dizer que vocês não vão conseguir, assim como disseram para mim. Falaram que eu seria um marginal, um criminoso. Não segui as estatísticas. Um jovem negro também tem a oportunidade de mudar a sociedade e o mundo."

DEU TUDO ERRADO... A Polícia Civil apura uma denúncia de crime de racismo envolvendo o morador de um condomínio de luxo, em Campinas (SP). Durante uma assembleia no residencial, o morador disse que os funcionários do residencial, "negros e pardos", usavam uma casa de apoio que mais parecia com uma "senzala".

***
TEM REMÉDIO PARA FOME?... Sem comer, pessoas desmaiam em filas de postos de saúde de São Paulo e pedem comida nas consultas.

***
QUEM MORRE...
Apesar de o STF ter limitado operações policiais em comunidades do Rio de junho de 2021 até o fim da pandemia de covid-19, 766 pessoas morreram em ações da polícia em favelas no estado.

POR QUE MORRE... O Rio teve o maior número de mortes em ações policiais motivadas por vingança em 14 anos.

COMO MORRE... A Polícia Militar e o Bope afirmaram que a ação que resultou na morte de oito pessoas no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, começou após policiais serem atacados por traficantes. Documentos oficiais não permitem afirmar que houve confronto. "Não tem arma apreendida, perícia não achou marca de disparo em parede", diz Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

***

PIONEIRO... Virgil Abloh, fundador da Off-White e diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton, morreu aos 41 anos, em decorrência de um câncer cardíaco, que o artista vinha enfrentando desde 2019.

***

DANDO A LETRA

samantha - Zô Guimarães/UOL - Zô Guimarães/UOL
Imagem: Zô Guimarães/UOL

"Pessoas com muita voz e poderiam falar estão pensando só em si. Tem vários motivos para não se posicionar. Egoísmo, alienação, falta de coragem"
Samantha Schmütz, atriz

A também comediante, dubladora, cantora e compositora deu as caras no "Botequim da Teresa" para comentar sobre sua ideia de que o ativismo vai além do trabalho.

***

PEGA A VISÃO

tainá - Divulgação - Divulgação
A arquiteta e urbanista Tainá de Paula
Imagem: Divulgação

"Sem dúvida alguma o modelo de segurança pública do Brasil faliu em múltiplos aspectos: população carcerária é a terceira do mundo; índices de violência são compatíveis a uma guerra civil; os calibres usados pelas polícias brasileiras são os maiores do mundo; e com a quantidade de armas apreendidas por ano se equiparia um exército."
Tainá de Paula, colunista de Ecoa em "Chacinas, racismo e cidade: Qual o modelo de cidades seguras queremos?"

***

SELO PLURAL

carrefour - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

No Papo Preto desta semana, a conversa foi sobre como a segurança privada reproduz os estigmas do racismo no Brasil. O morte foi a morte de Beto no Carrefour, que completou um ano no dia 19 de novembro.

***

#TBT

conceição - Arte/UOL - Arte/UOL
Especial ancestralidade Conceição Evaristo
Imagem: Arte/UOL

Conceição Evaristo foi uma das personalidades negras que toparam embarcar no Projeto Origens, de Tilt, e realizar testes de DNA para detectar sua ancestralidade. Para ela, o exame serve para fomentar um resgate, mas não é absoluto.

"Já que esse passado nos foi roubado, a gente cria esse passado com ficção. Isso pode valer muito para nossa autoestima"