Topo

Questões raciais do Brasil pautam tribunal internacional e apuração na ONU

Alice Wairimu Nderitu, conselheira da ONU, que virá em missão ao Brasil - Greg Ehlers - 20.fev.18/SFU
Alice Wairimu Nderitu, conselheira da ONU, que virá em missão ao Brasil Imagem: Greg Ehlers - 20.fev.18/SFU

Núcleo de Diversidade do UOL

27/04/2023 12h03

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (27). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu email, nas próximas semanas? Cadastre-se aqui.

***

Duas entidades internacionais anunciaram o início de análises sobre a situação racial no Brasil, em diferentes situações.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos iniciou ontem (26) um julgamento para avaliar a denúncia de violação a garantias fundamentais a comunidades quilombolas expulsas de suas terras em Alcântara (MA) em 1980 para construção da então base aeroespacial, hoje chamada de CLA (Centro de Lançamento de Alcântara). A Corte é um órgão autônomo da OEA (Organização dos Estados Americanos). Se condenado, o governo brasileiro pode ser condenado a pagar indenização aos povos.

:::Entenda como funcionará o julgamento:::

A queniana Alice Wairimu Nderitu, conselheira especial para a Prevenção de Genocídio, chega ao Brasil no dia 2 de maio numa missão para analisar a situação da população afrobrasileira. É a primeira vez que a ONU faz tal análise no país.

Alice ficará até o dia 12 de maio e deve visitar comunidades da periferia do Rio de Janeiro, principalmente a comunidade de Jacarezinho, além de verificar a situação dos povos indígenas, com especial atenção para a região yanomami.

:::Veja a agenda da missão da ONU:::

***

ESTILO... "O cafona de ontem pode ser o indispensável de amanhã". Quem afirma isso é a jornalista Luanda Vieira, que foi editora das revistas Glamour e Vogue. Em entrevista a Nossa, ela falou sobre sua relação com a moda.

GAROTO-PROPAGANDA... Sebastian Soul, nome artístico de Sebastião Aparecido Fonseca, 57, que foi presença cativa em peças publicitárias na televisão brasileira entre os anos de 1990 e 2000, contou em entrevista a Splash que se via como um contraponto às dores de cabeça das finanças pessoais de cada um. "As pessoas estavam tristes e eu estava sorrindo."

CAUSADORES... Homem negro, Christian Rocha ouviu aos 15 anos que "lugar de preto é na senzala". Quase três décadas depois, aos 42, o amazonense, formado em direito e faixa preta de jiu-jitsu, se tornou reconhecido pela luta contra o racismo no estado.

ASSISTA... No Otalab, Otaviano Costa entrevista Buchecha e os Crias do Funk.

***

PEGA A VISÃO

"Eu não vou dizer para as pessoas que primeiro elas têm que ser perfeitas para depois começar a fazer ativismo"
Domitila Barros, empresária e ex-BBB

Domitila Barros no Complexo do Alemão - Caio Viegas - Caio Viegas
Domitila Barros no Complexo do Alemão
Imagem: Caio Viegas

Ex-participante do BBB23 Domitila Barros tem uma vida marcada por envolvimento em projetos sociais e ambientais. A recifense nasceu em meio à ONG fundada pela mãe, o CAMM (Centro de Atendimento a Meninas e Meninos), que atende crianças pobres por meio de lazer e educação na comunidade de Linha do Tiro. Por sua atuação, ela se tornou uma das "Sonhadoras do Milênio", um título oferecido pela Unesco. Confira a entrevista completa.

***

A HISTÓRIA DA HISTÓRIA

Abertura do quadragésimo desfile carnavalesco do Olodum. - Aurélio Nunes/UOL - Aurélio Nunes/UOL
Abertura do quadragésimo desfile carnavalesco do Olodum.
Imagem: Aurélio Nunes/UOL

Criado em abril de 1979 no Centro Histórico de Salvador, na Bahia, o Olodum completou 44 anos neste mês. O grupo, que também é uma ONG, coleciona momentos marcantes em sua história. De videoclipe com Michael Jackson a amuleto da sorte de Galvão Bueno, relembre alguns deles.

***

DANDO A LETRA

Cris Guterres | Tão jovem, sonhadora e negra como eu: morte de advogada em voo importa, sim

Luís Rosa | Ataques contra Ângelo e Messias alertam para normalização do racismo

Jefferson Tenório | Empresas lucram com a diversidade, mas não lidam com a diferença

Larissa Cassiano | Grávida, veja 5 dicas do que não fazer durante a gestação