Bolsonaro pede a saída de Moraes da investigação sobre tentativa de golpe

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Pra Começar a Semana, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

A defesa do ex-presidente argumenta para o STF que o ministro Alexandre de Moraes deve ser impedido de julgar por ter interesse na causa. Segundo os advogados de Jair Bolsonaro, Moraes "assumiu, a um só tempo, a condição de vítima e de julgador". Bolsonaro teve o passaporte apreendido por ordem de Moraes no âmbito de uma investigação da PF que apura a existência de uma organização criminosa que teria atuado "na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder".

Ministro da Justiça determina revisão de protocolos em prisões de segurança máxima após a fuga de dois detentos em Mossoró (RN). Descoberta ontem por agentes, a fuga foi a primeira registrada entre as cinco unidades federais de segurança máxima do país. Os fugitivos que pularam um alambrado na prisão com capacidade para 208 detentos pertencem ao Comando Vermelho, facção criminosa com origem no Rio de Janeiro, e haviam participado de rebelião em presídio do Acre.

O ministro Ricardo Lewandowski enviou uma equipe ao RN a fim de investigar as responsabilidades. A direção da unidade prisional foi afastada. Leia aqui. Agentes estaduais de repressão ao crime organizado também foram acionados, além da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), presidente da Comissão de Segurança Pública, afirmou que Lewandowski será convocado para explicar a fuga no Congresso.

Detentos no presídio federal de Mossoró passam 22 horas dentro de celas individuais. Os internos têm direito a banho de sol de duas horas por dia. Os cinco presídios federais de segurança máxima no Brasil estão em Brasília, Porto Velho, Campo Grande, Catanduvas e Mossoró. Veja como funciona o presídio de onde escaparam dois detentos.

O colunista Josmar Jozino escreve que visitantes e advogados passam por seis barreiras, pelo menos, antes de entrar em contato com os presos da unidade de segurança máxima de Mossoró. A vigilância começa numa estrada de acesso, antes de uma cancela. Leia aqui.

A Viradouro vence o Carnaval do Rio com pontuação máxima e enredo sobre a força da mulher negra. A escola de samba de Niterói, a última a desfilar na segunda (12) na Sapucaí, apostou em alegorias suntuosas, efeitos especiais fosforescentes e na imagem da serpente sagrada da cultura africana. Em segundo e terceiro lugares ficaram a Imperatriz Leopoldinense e a Grande Rio. A pontuação final da Viradouro (nota 10 nos nove quesitos) está sendo contestada na Liga das Escolas de Samba por cinco agremiações, que pedem punição por número exagerado de pessoas na comissão de frente. Mas a eventual perda de meio ponto não ameaça o título.

Nos EUA, os democratas ficam com a vaga do republicano George Santos, congressista expulso em dezembro. Após denúncias de mentiras no currículo, fraudes e crimes financeiros, o filho de brasileiros se tornou o primeiro republicano expulso na história da Câmara. Aos 35 anos, ele também perdeu o mandato antes de condenado na Justiça. A vaga de Santos, que nega as irregularidades, ficou com Tom Suozzi, democrata de 61 anos, ex-candidato a governador de Nova York, substituição que agora diminui a maioria estreita do Partido Republicano entre os deputados, informa a Folha de S.Paulo.

Continua após a publicidade

Pesquisa de cientistas brasileiros na revista Nature alerta para colapso irreversível na floresta amazônica até 2050. O estudo publicado ontem focou em cinco fatores que provocam o estresse hídrico sem precedentes, entre eles secas extremas, incêndios e desmatamento. Nos próximos 25 anos, o impacto dos desastres ambientais pode levar ao chamado "ponto de não retorno" em partes da região, impedindo a capacidade de recuperação. Leia mais em Ecoa.

Bernardo Flores, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, é um dos autores. "Por causa desses distúrbios sobrepostos, parcela de até 47% da Amazônia pode sofrer uma mudança abrupta. A floresta tropical entra num processo de transição para um estado de vegetação diferente", afirma. Na Amazônia brasileira vivem cerca de 25 milhões de pessoas e mais de 10% da biodiversidade terrestre do planeta.

CNBB lança campanha com o tema Fraternidade e Amizade Social, inspirada no papa Francisco. Para as religiões cristãs, o dia de ontem, Quarta-feira de Cinzas, marca o começo da Quaresma, que termina na Quinta-feira Santa, pouco antes da Páscoa. Segundo o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Paul Hansen, o tema e lema foram escolhidos no ano eleitoral de 2022. "Tocava o coração dos nossos bispos a realidade do povo brasileiro dividido, polarizado, onde cresce a indiferença, o ódio e a violência", afirmou. Em mensagem à CNBB, o papa Francisco lembrou da necessidade de "estender o nosso amor a todo ser vivo".

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Uma versão anterior desta matéria afirmava incorretamente que "investigações da Polícia Federal identificam Bolsonaro no comando de uma organização criminosa que planejou e tentou executar um golpe de Estado". O ex-presidente é investigado e teve seu passaporte apreendido no âmbito das investigações, que ainda não foram concluídas. A informação já foi corrigida.

Deixe seu comentário

Só para assinantes