Conteúdo publicado há 1 mês

Israelenses vão às ruas contra Netanyahu e pedem fim da guerra e eleições

Milhares de manifestantes se reuniram no centro de Tel Aviv, em Israel, na noite deste sábado (2).

Os protestos contrários ao governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu pedem o fim da guerra contra o Hamas, o retorno dos reféns israelenses sequestrados durante os ataques do grupo islâmico em 7 de outubro e novas eleições.

O que aconteceu

Multidão tomou o centro de Tel Aviv na noite deste sábado (2)
Multidão tomou o centro de Tel Aviv na noite deste sábado (2) Imagem: Fabíola Perez/UOL

Manifestantes se reuniram na rua Kaplan, na cidade de Tel Aviv. As pessoas tinham bandeiras de Israel, faixas e cartazes contra o governo. Um dos cartazes se referia a Netanyahu como "ministro assassino".

Volta de reféns

Protestos ocorrem em diversas cidades de Israel. A primeira manifestação que a reportagem acompanhou foi organizada por familiares de reféns do grupo Hamas. O movimento que organiza os protestos é o "Bring Them Home Now", na tradução para o português "Tragam eles para casa agora".

Telões espalhados pela praça mostravam o rosto das pessoas sequestradas. O local passou a ser chamado de "Praça dos Sequestrados". No espaço, é possível observar diversos cartazes que homenageiam as cerca de 130 pessoas que ainda estão em poder do Hamas.

Estrutura reproduz túneis em que Israel diz que que reféns foram mantidos. Em meio à praça, há diversas referências aos reféns. A reprodução da estrutura permite que visitantes atravessem o túnel com fotos do reféns.

Cartazes contra Benjamin Netanyahu são vistos em protesto no centro de Tel Aviv na noite deste sábado (2)
Cartazes contra Benjamin Netanyahu são vistos em protesto no centro de Tel Aviv na noite deste sábado (2) Imagem: REUTERS/Carlos Garcia
Continua após a publicidade

Em outro ponto da cidade, na rua Kazan, milhares de pessoas caminhavam e entoavam palavras de ordem contra o governo.

As pessoas estão dizendo 'acordo é a única solução. Judeus e árabes se recusam a ser inimigos', afirma uma manifestante.

Cartazes contra Benjamin Netanyahu são vistos em protesto no centro de Tel Aviv na noite deste sábado (2)
Cartazes contra Benjamin Netanyahu são vistos em protesto no centro de Tel Aviv na noite deste sábado (2) Imagem: REUTERS/Carlos Garcia

As manifestações contra o governo e pela liberação dos reféns ocorreram próximo prédio do Ministério da Defesa. Os protestos se encerraram próximo a um prédio comercial com um luminoso com uma mensagem que dizia "Juntos venceremos", também em referência aos reféns.

As famílias que participam dos protestos afirmam ser contrárias ao governo de Israel e à guerra. Nas últimas semanas, mais manifestações passaram a adotar um tom político. Entre os cerca de 130 reféns, está o brasileiro Michel Nisenbaum, 59 anos. Ele está desaparecido desde o início da guerra, em 7 de outubro.

As manifestantes israelenses Inbal Cohen e Shelly erguiam cartazes contra o governo de Netanyahu. As placas diziam: "eleições já". O casal Shopie Marron e Iaten Remety também carregavam cartazes. "O que é vitória total? Afastamento do ditador, devolução dos reféns e recomeço para Israel", diz o cartaz de Sophie.

Continua após a publicidade
Casal chama Netanyahu de ditador e pede fim da guerra
Casal chama Netanyahu de ditador e pede fim da guerra Imagem: Fabíola Perez

No cartaz com Remety, é possível ler em hebraico: "procuram-se voluntários para trocar os reféns, de preferência para quem defende a eliminação do Hamas". Segundo eles, trata-se de uma mensagem contra o governo.

Jovens na "Praça dos Sequestrados"

O jovem Daniel, de 22 anos, disse que vai quase todos os sábados à praça para homenagear as vítimas do ataque do dia 7 de outubro. "Não consigo encontrar palavras para descrever a energia de tudo aqui. Tenho alguns amigos que foram mortos".

Exposição homenageia reféns do Hamas em 7 de outubro, dia de descanso para o judaísmo
Exposição homenageia reféns do Hamas em 7 de outubro, dia de descanso para o judaísmo Imagem: Fabíola Perez

Outra jovem que está no encontro de amigos e familiares das vítimas afirma que parte da população israelense não está satisfeita com a política adotada pelo primeiro-ministro. "Ele poderia ter feito coisas diferentes. E nós sentimos que nada está acontecendo".

Continua após a publicidade

Perdemos muitos soldados e não nos movimentamos para nenhum lugar, não recebemos nossas famílias e amigos de volta. Todos pensamos que não se está fazendo o suficiente, agora eu já não sei o que é o suficiente.
Ive, jovem israelense que prefere não dizer o sobrenome

"Famílias cobram falta de transparência do governo. Acho que precisamos de mais clareza do nosso governo. Isso é no que realmente estamos falhando. As famílias não sabem o que está acontecendo", diz Ive. "Seria melhor se houvesse uma melhor comunicação".

Ao chegar à praça dos "sequestrados" há um telão que contabiliza o número de pessoas feitas reféns pelo Hamas. Além de uma estrutura que reproduz o que seriam os túneis do Hamas, há ainda uma mesa com lugares vazios. De um lado, os lugares postos representam os israelenses sequestrados. De outro, os lugares simbolizam as rotinas interrompidas, com alimentos abandonados.

Manifestante que preferiu não se identificar pede 'processo político' em Israel
Manifestante que preferiu não se identificar pede 'processo político' em Israel Imagem: Fabíola Perez

*A jornalista viajou a convite da ONG StandWithUs Brasil, entidade não-governamental ligada à educação em Israel

Deixe seu comentário

Só para assinantes