A faísca do crime sobre a fogueira preparada pelo descaso

Esta é a newsletter Olhar Apurado. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.

********

Com El Niño, 'La Niña do Atlântico' e uma boa dose de combustíveis fósseis, chegamos ao cenário ideal para que criminosos ateassem fogo em São Paulo. Criminosos esses que, revela Tales Faria, são suspeitos de integrar a máfia justamente dos combustíveis, que, por sua vez, tem elos com o PCC (está difícil achar quem não tenha).

Leonardo Sakamoto define o problema já no título de sua coluna de hoje: "Crime apertou o botão, mas foi mudança do clima que tornou SP uma bomba". E continua: "Chegamos a esse ponto porque o ambiente estava tão seco que qualquer fogueira cria linhas de fogo de centenas de metros. Seria ótimo que o problema se resolvesse prendendo os executores e os mandantes dos incêndios. Mas há outros crimes que vêm sendo cometidos contra o meio ambiente e que, agora, cobram o preço".

O ministro Flávio Dino estipulou que o governo use força máxima para combater os incêndios no Pantanal e na Amazônia. A ordem, para Josias de Souza, produziu as faíscas do constrangimento e da inquietude. "Constrange porque foi dada no âmbito de ação movida ainda durante a gestão de Bolsonaro, marcada pelo negacionismo ambiental. Inquieta porque imaginou-se que a posse de Lula tornaria intervenções judiciais no meio ambiente desnecessárias", diz.

Outros olhares

Felipe Salto: Por que limitar as emendas parlamentares? Leia mais

José Paulo Kupfer: Depois do IPCA-15, dúvida é se Selic deve seguir dados ou jogo político. Leia mais

Continua após a publicidade

Milly Lacombe: Só o amor radical de dom Helder Câmara pode salvar São Paulo. Leia mais

José Roberto de Toledo: Mesmo com contas suspensas, Pablo Marçal mantém hegemonia nas redes. Leia mais

Andreza Matais: Faria Lima já flerta com Marçal para derrotar Boulos. Leia mais

Chico Barney: Chegou a hora do remake de 'Avenida Brasil'. Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes