Brasil sobe juros em 0,25 ponto, e Estados Unidos cortam taxa em 0,5
Esta é a newsletter Pra Começar o Dia. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
BC sobe Selic pela 1ª vez desde 2022 e taxa vai a 10,75% ao ano. O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu aumentar a taxa básica de juros da economia brasileira de 10,5% para 10,75% ao ano. É a primeira alta da taxa desde agosto de 2022 e a justificativa do Copom é que o cenário atual é marcado pela "resiliência na atividade, pressões no mercado de trabalho, hiato do produto positivo, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas", o que, de acordo com o relatório, demanda "uma política monetária mais contracionista" para que a inflação atinja a meta. O BC não sinalizou como deve se comportar na próxima reunião. Economistas avaliam, no entanto, que a taxa deve entrar em 2025 acima de 11% e permanecer nesse patamar por alguns meses.
****
EUA cortam juros na primeira redução desde 2020. Na contramão do Brasil, os Estados Unidos decidiram ontem cortar a taxa do país em 0,50 ponto percentual, passando para a faixa entre 4,75% e 5,0%. O comunicado do Fed informou que o comitê "ganhou maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável" em direção da meta. Atualmente, a inflação dos EUA está cerca de 0,50 ponto percentual acima da meta do governo de 2%. Novas projeções mostram agora a taxa caindo para 2,3% até o final de 2024 e para 2,1% até o final de 2025.
Incêndios na Amazônia aceleram chance de colapso do bioma. Segundo o programa Servir-Amazônia, da Nasa, que monitora a região com satélites, um incêndio que começou em 8 de agosto já queimou mais de 67 mil hectares na Terra Indígena Kayapó, na região do Xingu, uma área equivalente à da cidade de Florianópolis. E esse megaincêndio é apenas uma das frentes de fogo na Amazônia. De janeiro a agosto de 2024, mais de 1,77 milhão de hectares de floresta queimaram, de acordo com o MapBiomas. A taxa de áreas de floresta impactadas pelos incêndios na Amazônia neste ano quase dobrou em relação ao mesmo período de 2023. Cientistas dizem que essa mudança no perfil das queimadas evidencia o nível extremo de seca e gera preocupação de que a floresta se aproxime do colapso. Saiba mais.
Fogo subterrâneo em Brasília mata árvores pela raiz. Parte do fogo que consome o Parque Nacional de Brasília vem de incêndios subterrâneos de difícil combate, que podem passar por baixo de rios e destruir árvores pela raiz. As equipes dos bombeiros e do ICMBio afirmaram que os incêndios estão controlados, mas o subterrâneo ainda pode arder por dias e até semanas porque são áreas de muita matéria orgânica rica em substâncias inflamáveis. As chamas no Parque Nacional começaram no domingo e cresceram rapidamente na segunda, quadruplicando de tamanho e se espalhando em quatro frentes. Saiba mais.
Israel anuncia 'nova fase da guerra'. Um comunicado emitido pelo gabinete do ministro da Defesa do país informou que o "centro de gravidade" da guerra está se deslocando para o norte, onde Israel enfrenta o movimento islamista libanês Hezbollah. O ministro Yoav Gallant disse que, apesar da nova fase do conflito, o governo israelense "não esquecerá os reféns no sul". A ONU aprovou ontem resolução que exige o fim da ocupação de territórios palestinos por Israel. A medida inclui a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, e teve o apoio de 124 países, incluindo o Brasil, com 14 votos contrários e 43 abstenções. O texto teve como base a decisão da Corte Internacional de Justiça em Haia emitida em julho, que julgou que a presença de tropas e assentamentos israelenses em territórios palestinos é ilegal e precisa terminar "o mais rápido possível".
Walkie-talkies do Hezbollah explodem no Líbano e deixam 20 mortos. Um dia após uma sequência de explosões de pagers, que matou 12 pessoas e feriu quase 3.000, walkie-talkies do Hezbollah explodiram no subúrbio de Beirute e mataram ao menos 20 pessoas. O Ministério da Saúde do Líbano informou que explosões deixaram cerca de 450 feridos. Os rádios portáteis foram adquiridos pelo Hezbollah há cinco meses, na mesma época em que os pagers foram comprados, segundo disse uma fonte de segurança à agência Reuters. Apesar de acusado dos ataques de segunda e de terça, Israel ainda não emitiu nenhuma confirmação oficial sobre seu envolvimento nas explosões.
X volta no Brasil com 'drible' a bloqueio ordenado por Moraes. Bloqueada no Brasil desde o início do mês, a plataforma de Elon Musk passou a utilizar serviços intermediários para driblar operadoras e voltar a funcionar ontem para alguns usuários. Uma atualização feita durante a noite de segunda no aplicativo da rede social causou uma mudança no IP da plataforma no Brasil. A Anatel detectou que o X mudou o endereço de tráfego para um servidor da empresa Cloudfare e conseguiu furar o bloqueio. Na noite de ontem, a agência enviou novas notificações para 20 mil operadoras e provedores de internet determinando novamente o bloqueio. Em um comunicado, o X afirmou que a restauração do serviço foi involuntária. Entenda o que aconteceu.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.