União Europeia suspende trabalhos com Ucrânia sobre acordo comercial

Adrian Croft

Em Bruxelas

  • Zurab Kurtsikidze/Efe/Epa

    15.dez.2013 - Protestos pró-Europa na Ucrânia reúnem mais de 200 mil pessoas na praça da Independência em Kiev

    15.dez.2013 - Protestos pró-Europa na Ucrânia reúnem mais de 200 mil pessoas na praça da Independência em Kiev

A União Europeia disse neste domingo que suspendeu novos trabalhos com a Ucrânia sobre um acordo ambicioso de cooperação e comércio porque o governo em Kiev não conseguiu dar um compromisso claro sobre a assinatura do acordo.

O diretor da UE, Stefan Fuele, disse no Twitter que as palavras e ações do presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, e seu governo sobre o pacto proposto estavam "cada vez mais distantes. Os argumentos deles não tem embasamento na realidade"

Fuele disse que tinha dito ao vice-premiê da Ucrânia, Serhiy Arbuzov, em Bruxelas, na quinta-feira, que uma discussão mais aprofundada sobre o acordo de comércio dependia de um compromisso claro de Kiev a assiná-lo, mas que ele não tinha recebido nenhuma resposta.

Como resultado, os trabalhos sobre o acordo estavam "em espera", disse.

Esperava-se que Kiev assinasse o acordo em um encontro no mês passado, mas Yanukovich virou as costas no último minuto, em favor de laços mais estreitos com Moscou, levando a protestos em massa em Kiev.

A UE manteve a sua oferta sobre a mesa e Arbuzov disse em Bruxelas na quinta-feira que a Ucrânia iria assinar o pacto em breve, mas Bruxelas contesta as afirmações de Kiev de que precisa de 20 bilhões de euros de ajuda da UE para compensar o custo de adaptação ao acordo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos