Reino Unido diz que Irã praticou pirataria e quer força europeia de proteção
O Reino Unido buscará montar uma missão de proteção marítima liderada pela Europa para garantir o transporte seguro através do Estreito de Ormuz após o Irã capturar um navio com a bandeira britânica no que Londres chamou de ato de "pirataria estatal".
"Sob a lei internacional, o Irã não tinha direito algum de obstruir a passagem do navio --muito menos subir a bordo dele. Foi, portanto, um ato de pirataria estatal", disse o secretário das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, ao Parlamento.
"Buscaremos agora organizar uma missão de proteção marítima liderada pela Europa para apoiar a passagem segura tanto da tripulação quanto da carga nesta região vital", disse Hunt. Ele disse que discutirá como isso complementa as propostas dos Estados Unidos para a região.
Após a tomada do Stena Impero na sexta-feira, o Reino Unido pedirá agora a todos os navios com a bandeira nacional que avisem ao governo sobre as intenções de navegar pelo Estreito de Ormuz, disse Hunt.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.