Topo

Ex-assessora de Trump para Rússia presta depoimento em inquérito de impeachment

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump durante coletiva de imprensa do G7 em Biarritz, na França - Iudovic Marin/AFP
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump durante coletiva de imprensa do G7 em Biarritz, na França Imagem: Iudovic Marin/AFP

14/10/2019 20h21

A ex-assessora do presidente norte-americano, Donald Trump, para a Rússia prestou depoimento hoje a portas fechadas, após ter sido convocada no inquérito de impeachment liderado pelos democratas contra Trump com base em seu pedido para que a Ucrânia investigasse um rival político.

Fiona Hill, ex-diretora sênior de assuntos europeus e russos no Conselho de Segurança Nacional de Trump, foi convocada para comparecer ao Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA. Ela passou por jornalistas sem dizer nada quando chegou ao edifício do Congresso.

Em outro desenvolvimento no caso, Trey Gowdy, um ex-congressista republicano que foi anunciado na quarta-feira como parte da equipe jurídica externa de Trump no inquérito de impeachment, não participará mais, pelo menos por enquanto, de acordo com Jay Sekulow, advogado de Trump. Na semana passada, Sekulow elogiou Gowdy como "um grande trunfo" para a equipe jurídica.

A remoção pelo governo Trump de Marie Yovanovitch como embaixadora dos EUA na Ucrânia em maio pode figurar no depoimento de Hill.

Na sexta-feira, Yovanovitch disse em depoimento que havia sido demitida com base em "alegações infundadas e falsas" depois de ser atacada pelo advogado pessoal de Trump, Rudy Giuliani, que estava trabalhando para convencer a Ucrânia a investigar Joe Biden, um dos principais candidatos à indicação democrata para enfrentar o republicano Trump nas eleições presidenciais de novembro de 2020.

A investigação se concentra em uma ligação telefônica em 25 de julho, na qual Trump pediu ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, para investigar o ex-vice-presidente Biden e o filho empresário dele, Hunter Biden.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Internacional