Topo

Esse conteúdo é antigo

Estados Unidos planejam cancelar vistos de estudantes chineses

O governo de Donald Trump quer expulsar acadêmicos que tenham ligação com academias militares da China - LEAH MILLIS
O governo de Donald Trump quer expulsar acadêmicos que tenham ligação com academias militares da China Imagem: LEAH MILLIS

28/05/2020 16h32

Os Estados Unidos planejam cancelar os vistos de milhares de estudantes chineses. O governo do presidente Donald Trump quer expulsar os acadêmicos que possuem alguma ligação com academias militares da China.

A medida, que foi divulgada primeiramente pelo New York Times, pode impactar de 3 a 5 mil estudantes chineses e pode ser anunciada ainda nesta semana.

Os países estão em desacordo com a possível decisão. Os estudantes chineses que estão nos Estados Unidos teriam seus vistos cancelados e seriam retirados do país, disse uma fonte informada sobre os planos. Enquanto isso, os que já estão fora dos EUA não teriam permissão para retornar.

O principal objetivo da ação seria reprimir a espionagem e o roubo de propriedade intelectual por parte de alunos chineses em escolas dos EUA.

Quase 360 mil cidadãos chineses frequentam escolas dos Estados Unidos e geram uma atividade econômica de aproximadamente 14 bilhões de dólares (quase R$ 75 bilhões), grande parte com mensalidades.