Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro diz que não tem cabimento ser acusado por mortes da covid e defende 'tocar a vida'

Bolsonaro revelou que buscará a "responsabilização e o esclarecimento da verdade" -
Bolsonaro revelou que buscará a 'responsabilização e o esclarecimento da verdade'

13/08/2020 22h01

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou hoje, em transmissão pelas redes sociais, que "não tem cabimento" ser acusado de ser responsável pelas 100 mil mortes da covid-19 no país e destacou que é preciso tocar a vida e não se acovardar diante da pandemia do novo coronavírus.

Sem dar detalhes, Bolsonaro revelou que buscará a "responsabilização e o esclarecimento da verdade", dizendo que teria sido acusado de genocídio no horário nobre.

Bolsonaro afirmou que desde antes do Carnaval o governo federal começou a tomar medidas concretas para se preparar para o "problema" que iria chegar. Disse que várias medidas foram tomadas e ressaltou que foram gastos mais de R$ 700 bilhões no enfrentamento da pandemia no país.

Bolsonaro reconheceu, no entanto, que há problemas no enfrentamento à pandemia e disse o tempo que vai mostrar "onde se errou ou não e se poderia ter evitado mortes".

"Todas as mortes é impossível se evitar, mas mortes com toda certeza podem ser evitadas", avaliou.

O presidente novamente fez a defesa do uso da cloroquina —droga sem comprovação de eficácia que ele tomou após testar positivo para a covid-19— e afirmou que é preciso seguir adiante apesar das vidas perdidas.

"Vamos tocando a vida, né, não podemos nos acovardar. Vamos tomar cuidado, precaução, cuidar dos mais idosos, que são os mais sensíveis, e tocar a vida", destacou.