Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem provas, Trump acusa estados de 'usar' covid-19 para fraudar eleições

"O que eles [estados] estão fazendo é usar a covid-19 para roubar uma eleição", acusou Trump - David T. Foster III/Getty Images/AFP
"O que eles [estados] estão fazendo é usar a covid-19 para roubar uma eleição", acusou Trump Imagem: David T. Foster III/Getty Images/AFP

24/08/2020 16h54

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou um tom firme no discurso aos republicanos que apoiaram formalmente sua candidatura a um segundo mandato, alertando, sem apresentar provas, que ele poderá enfrentar uma "eleição fraudada" em novembro.

Trump repetiu a afirmação de que a votação pelos correios — uma característica de longa data das eleições norte-americanas e que deve ser ainda mais utilizada em meio à pandemia do coronavírus — pode levar a um aumento nas fraudes. Especialistas independentes em segurança eleitoral dizem que fraudes são muito raras nos EUA.

Trump falou em uma aparição não programada no primeiro dia da Convenção Nacional Republicana, em Charlotte, na Carolina do Norte, depois de receber votos suficientes para obter formalmente a indicação para enfrentar o rival democrata, o ex-vice-presidente Joe Biden, nas eleições de 3 de novembro.

"A única maneira que eles podem nos tirar esta eleição é se for uma eleição fraudada", disse Trump na convenção, que foi bastante reduzida devido à pandemia. "Vamos ganhar esta eleição."

Integrantes do Partido Republicano estão se reunindo em meio a uma pandemia que matou mais de 176.000 norte-americanos, eliminou milhões de empregos e corroeu a aprovação do presidente entre os eleitores.

Como tem feito repetidamente, Trump descreveu as respostas dos estados norte-americanos à pandemia de covid-19 como totalmente partidárias, decretando regras de isolamento e outras medidas recomendadas por autoridades de saúde pública como tentativas de influenciar a votação em novembro.

"O que eles estão fazendo é usar a covid-19 para roubar uma eleição. Eles estão usando a covid-19 para fraudar o povo norte-americano — todo o nosso povo — de uma eleição justa e livre."

Os procedimentos presenciais, em evento muito menor do que planejado originalmente, ainda marcavam um contraste com os democratas, que optaram por um formato quase totalmente virtual em vez de reuniões em sua base eleitoral em Wisconsin. A medida visa reduzir o risco de disseminação do vírus no evento político.

"Fizemos isso por respeito ao seu estado", disse Trump, direcionando sua mensagem ao povo da Carolina do Norte.

Biden, de 77 anos, está liderando a corrida contra Trump, de 74, segundo pesquisas de opinião.