Alemães têm mais medo de Trump do que do coronavírus, mostra pesquisa
Os alemães têm mais medo das políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do que do coronavírus, que devastou a maior economia da Europa, revelou hoje uma pesquisa anual sobre as atitudes alemãs.
O temor de que as políticas de Trump tornem o mundo um lugar mais perigoso ofuscou as preocupações econômicas, com 53% dos entrevistados colocando-o no topo da lista, de acordo com a pesquisa realizada entre junho e julho para o R+V Insurance Group.
O aumento do custo de vida, a situação econômica e o custo da dívida da União Europeia para os contribuintes vêm em segundo, terceiro e quarto lugar para os alemães, tradicionalmente cautelosos.
O coronavírus ocupou o 17º lugar e apenas cerca de um terço dos entrevistados disse estar preocupado com o fato de eles ou alguém que conheciam se contaminar pela covid-19.
A Alemanha manteve o número de casos e mortes por covid-19 relativamente baixo em comparação com alguns de seus vizinhos europeus, mas as novas infecções estão aumentando novamente.
A pesquisa não deu detalhes sobre quais aspectos das políticas de Trump preocupavam os alemães, mas o R+V citou o cientista político Manfred Schmidt, da Ruprecht-Karls-University em Heidelberg, culpando sua política externa.
"Particularmente notáveis são os conflitos de guerra comercial com a China e os ataques de política comercial e de segurança contra aliados, incluindo a Alemanha. Além disso, há a retirada dos Estados Unidos da cooperação internacional e o confronto com o Irã", disse Schmidt, que assessora o R+V em sua pesquisa anual.
Cerca de 2,4 mil pessoas foram questionadas para a pesquisa "Medos dos alemães", realizada desde 1992.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.