Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido oferece 1ª dose de vacina a todos acima de 50 anos e bate meta

Arquivo; Margaret Keenan foi a primeira pessoa a receber a vacina da Pfizer/BioNTech no Reino Unido; país tem uma das distribuições de vacina mais rápidas do mundo - Jonny Weeks/Pool/AFP
Arquivo; Margaret Keenan foi a primeira pessoa a receber a vacina da Pfizer/BioNTech no Reino Unido; país tem uma das distribuições de vacina mais rápidas do mundo Imagem: Jonny Weeks/Pool/AFP

Alistair Smout

Em Londres

13/04/2021 08h18Atualizada em 13/04/2021 12h47

O Reino Unido ofereceu uma primeira dose de vacina contra covid-19 a todos os cidadãos de mais de 50 anos e adotou a vacina da Moderna na Inglaterra, anunciou o governo hoje, o que coloca o país a caminho de vacinar todos os adultos até o final de julho.

O país tem uma das distribuições de vacina mais rápidas do mundo, só ficando atrás de Israel na proporção de sua população a receber ao menos uma dose de vacina contra covid-19.

O governo disse que já ofereceu ao menos uma dose aos grupos prioritários 1 a 9, o que inclui todos os adultos acima de 50 anos, pessoas clinicamente vulneráveis e profissionais de saúde e assistência social, antes da meta de quinta-feira.

"Agora avançaremos para completar as segundas doses essenciais e progredir rumo à meta de oferecer uma vacina a todos os adultos até o final de julho", disse o primeiro-ministro, Boris Johnson, em um comunicado.

O Reino Unido diminuiu o ritmo das primeiras doses para garantir que pessoas de grupos de alta prioridade recebam uma segunda dose, apesar dos suprimentos de vacina mais baixos em abril do que em março.

Para reforçar os suprimentos de vacina de primeiras doses, a distribuição da vacina da Moderna na Inglaterra começa hoje — algumas primeiras doses foram administradas no País de Gales na semana passada.

Já usada nos Estados Unidos e em outras partes da Europa, ela se torna a terceira vacina a ser usada no Reino Unido — as outras são a da AstraZeneca e da Pfizer-BioNTech.

(Reportagem adicional de Sarah Young)