Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro pede a ministros que o abasteçam de informações sobre governos petistas

Pesquisas eleitorais têm mostrado uma vantagem folgada de Lula sobre Bolsonaro - Alan Santos/PR
Pesquisas eleitorais têm mostrado uma vantagem folgada de Lula sobre Bolsonaro Imagem: Alan Santos/PR

02/02/2022 11h03

O presidente Jair Bolsonaro voltou a usar nesta quarta-feira um discurso durante cerimônia do governo para atacar adversários políticos e revelou que pediu a seus ministros que o abasteçam de informações sobre os governos do PT.

"Pedi a meus ministros que me abasteçam de informações para mostrarmos o que aconteceu no país de 2003 a 2016", afirmou, referindo-se aos períodos dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Bolsonaro citou denúncias de desvios em bancos estatais e afirmou que os altos preços dos combustíveis atualmente são fruto de "roubalheira" na Petrobras. A alta dos preços dos combustíveis é consequência da política de preços da estatal, que segue a flutuação do dólar e do barril de petróleo no exterior.

Apesar da campanha eleitoral começar oficialmente apenas em julho, Bolsonaro tem usado seus discursos, lives em redes sociais e entrevistas para centrar fogo nos governos do PT, trazendo a lembrança de episódios de corrupção que ocorreram durante os governos do partido.

As pesquisas eleitorais têm mostrado uma vantagem folgada de Lula para a eleição presidencial de outubro sobre Bolsonaro, que também fica atrás do petista nas simulações de segundo turno.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.