Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Biden diz que não sabe se visitará a Ucrânia

26/3/2022 - O presidente dos EUA, Joe Biden, em discurso concedido no Castelo Real de Varsóvia, na Polônia, ao tratar da guerra entre Rússia e Ucrânia - Brendan Smialowski/AFP
26/3/2022 - O presidente dos EUA, Joe Biden, em discurso concedido no Castelo Real de Varsóvia, na Polônia, ao tratar da guerra entre Rússia e Ucrânia Imagem: Brendan Smialowski/AFP

Jeff Mason

19/04/2022 19h00Atualizada em 19/04/2022 19h00

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira que não sabe se viajará a Kiev, após o líder da Ucrânia ter pedido que ele faça uma visita ao país.

"A resposta é que eu não sei", afirmou Biden, ao ser questionado por repórteres em um evento em New Hampshire se visitaria a capital ucraniana.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse em uma entrevista à CNN veiculada no domingo que queria que Biden visitasse Kiev e esperava que ele o fizesse.

A Casa Branca afirmou que provavelmente Biden não irá, mas que está considerando enviar uma autoridade de primeiro escalão dos Estados Unidos para se reunir com Zelenskiy e expressar solidariedade a ele, no momento em que o ataque russo se intensifica no leste do país.

Fontes com conhecimento da situação disseram que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, ou o secretário de Estado, Antony Blinken, são possíveis autoridades norte-americanas que seriam enviadas nessa viagem, mas Biden e a vice-presidente, Kamala Harris, provavelmente não irão por motivos de segurança.

"Se e quando isso acontecer, queremos garantir que seja feito de uma maneira muito segura", afirmou o conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, em entrevista na semana passada no Clube Econômico de Washington.

Outros líderes ocidentais, incluindo o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula van der Leyen, fizeram viagens à Ucrânia após o começo da invasão russa em fevereiro.