Presidente da Ucrânia elogia tropas em visita à linha de frente no sul
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez outra visita às tropas na linha de frente da guerra contra a Rússia, chamando os soldados que estão mantendo posições avançadas de corajosos e trabalhadores e prometendo que o país prevalecerá.
Um vídeo publicado pela conta oficial de Zelensky no Telegram neste sábado mostrou o presidente com sua tradicional camiseta cáqui entregando medalhas e posando para selfies com os soldados, no que parecia ser um abrigo subterrâneo na região de Mykolaiv, no sul.
O gabinete do presidente não disse quando ele fez a visita às tropas.
"Nossos corajosos homens e mulheres. Cada um de você está trabalhando duro", disse Zelensky no vídeo. "Definitivamente vamos aguentar! Definitivamente vamos vencer!".
Zelensky permaneceu praticamente apenas em Kiev desde que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro. Mas nas últimas semanas tem feito visitas não anunciadas à cidade de Kharkiv, no nordeste, onde tem havido fortes combates, e a duas cidades ao leste próximas a outras batalhas.
Também há combates nos limites ao leste e sul da região de Mykolaiv, no sul da Ucrânia.
O gabinete de Zelensky disse que o presidente também visitou a capital regional de Mykolaiv e inspecionou o seu prédio administrativo destruído, onde 37 pessoas foram mortas no fim de março, quando um míssel atravessou o prédio.
As forças russas chegaram aos arredores de Mykolaiv no começo de março, mas foram afastadas.
Ele também visitou um hospital em Mykolaiv e entregou honrarias por bravura ao prefeito Oleksandr Senkevych e ao governador Vitaliy Kim pelo trabalho durante os quatro meses da invasão da Rússia, afirmou seu gabinete em comunicados separados.
Seu gabinete sublinhou a importância estratégica do território, que faz fronteira com região de Kherson, ocupada pela Rússia.
"A região de Mykolaiv é uma ponte para a libertação da região de Kherson, que é o objetivo de todos nós", afirmou o chefe de gabinete Andriy Yermak pelo Telegram.
O seu gabinete afirmou posteriormente que Zelensky também visitou posições da Guarda Nacional na região de Odessa, onde agradeceu as tropas pelo serviço, dizendo: "Enquanto vocês viverem, haverá uma forte muralha ucraniana que protege nosso país".
Moscou diz que lançou uma "operação militar especial" para desarmar a vizinha. A Ucrânia e seus aliados afirmam que Moscou começou uma guerra de agressão que não foi provocada, matando milhares de civis e destruindo cidades.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.