Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do Sri Lanka renunciará em 13 de julho, diz líder do Parlamento

9.jul.2022 - Policiais usam gás lacrimogênio durante protesto que pede renúncia do presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa - AFP
9.jul.2022 - Policiais usam gás lacrimogênio durante protesto que pede renúncia do presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa Imagem: AFP

Uditha Jayasinghe

Em Colombo

09/07/2022 15h04

O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, renunciará na próxima quarta-feira, afirmou o presidente do Parlamento do país hoje, após um dia de violentos protestos durante os quais os manifestantes invadiram a residência oficial da presidência e atearam fogo na casa do primeiro-ministro em Colombo.

O presidente do Parlamento, Mahinda Yapa Abeywardena, disse em comunicado por vídeo que Rajapaksa lhe havia informado que renunciaria ao cargo.

"A decisão de renunciar em 13 de julho foi tomada para garantir uma transferência de poder pacífica", disse Abeywardena. "Eu, portanto, peço que o público respeite a lei e mantenha a paz", afirmou.

O anúncio aconteceu após uma piora dramática de meses de protestos antigoverno por causa da dura crise econômica pela qual passa o Sri Lanka.