Topo

Esse conteúdo é antigo

Companhias aéreas dos EUA esperam normalizar voos hoje, mas há atrasos

02.jan.23 - Uma mulher olha para uma tela exibindo os horários de partida do voo no Aeroporto Internacional de Miami após falha que causou atrasos e cancelamento - MARCO BELLO/REUTERS
02.jan.23 - Uma mulher olha para uma tela exibindo os horários de partida do voo no Aeroporto Internacional de Miami após falha que causou atrasos e cancelamento Imagem: MARCO BELLO/REUTERS

David Shepardson e Rajesh Kumar Singh

12/01/2023 09h27Atualizada em 12/01/2023 10h25

As companhias aéreas dos Estados Unidos esperam que as operações voltem ao normal nesta quinta-feira (12) enquanto a agência norte-americana de aviação (FAA) finaliza uma investigação interna para identificar a causa de uma falha computacional.

Ontem, o problema no sistema de alerta dos pilotos paralisou voos em todo o país. Mais de 11.300 voos foram afetados no primeiro episódio de suspensão de voos domésticos nos EUA em quase duas décadas.

Apesar disso, 511 voos nos EUA sofreram atrasos e 63 foram cancelados na manhã desta quinta-feira, segundo a FlightAware. O motivo dos atrasos e cancelamentos não foi divulgado.

Grandes companhias aéreas dos EUA como Delta Air Lines, United Airlines e Southwest Airlines afirmaram que esperam operações normalizadas ao longo do dia.

Entenda o que aconteceu

A falha no sistema de computadores da FAA impediu que os aeroportos apresentassem avisos de segurança atualizados que alertam os pilotos sobre perigos potenciais, como fechamento de pistas, interrupções de equipamentos e obras, o que forçou a interrupção dos voos.

Funcionários da FAA disseram que uma análise preliminar rastreou o problema em um arquivo de banco de dados danificado, mas acrescentaram que não havia evidências de um ataque eletrônico e que uma investigação está em andamento.

O mesmo arquivo corrompeu o sistema principal e seu backup, disseram pessoas familiarizadas com a análise, que pediram para não serem identificadas.