Manifestantes atiram coquetéis molotov contra polícia na véspera da visita de Biden à Irlanda do Norte
Várias pessoas mascaradas atacaram um veículo policial com coquetéis molotov e outros objetos em uma manifestação contrária ao acordo de paz da Sexta-Feira Santa em Londonderry, afirmou a polícia nesta segunda-feira, um dia antes da visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Belfast.
Uma fotografia da Reuters mostrou quatro jovens na área predominantemente nacionalista irlandesa de Creggan jogando coquetéis molotov contra um veículo blindado da polícia, que estava coberto de chamas em um dos lados.
A multidão se dispersou logo depois e a polícia disse que ninguém ficou ferido.
A segunda-feira marcou o 25º aniversário da assinatura do Acordo da Sexta-Feira Santa, que encerrou em grande parte as três décadas de derramamento de sangue no conflito sectário na Irlanda do Norte. Ainda há alguns episódios de violência esporádicos por parte de pequenos grupos contrários ao acordo de paz.
A agência de inteligência britânica MI5 aumentou no mês passado o nível de ameaça de terrorismo doméstico na Irlanda do Norte para grave —o que significa que um ataque é altamente provável.
O nível está na segunda categoria mais alta desde sua introdução em 2010, e foi elevado depois que um policial fora de serviço ficou gravemente ferido após um ataque com arma de fogo do novo IRA, um dos pequenos grupos militantes dissidentes.
Biden deve chegar a Belfast na terça-feira e fazer um discurso em uma universidade de Belfast na quarta, antes de viajar para a Irlanda por mais três dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.