Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Trump e DeSantis trocam farpas em aumento da rivalidade na campanha para eleição de 2024

Republicanos trocaram insultos sobre seus planos de corrigir a economia e reformar a burocracia do governo. - Brendan Smialowski, CHANDAN KHANNA / AFP
Republicanos trocaram insultos sobre seus planos de corrigir a economia e reformar a burocracia do governo. Imagem: Brendan Smialowski, CHANDAN KHANNA / AFP

Nathan Layne, Timothy Reid e Eric Beech

02/06/2023 11h39

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o governador da Flórida, Ron DeSantis, trocaram farpas na quinta-feira sobre quem poderia consertar a economia mais rapidamente e reformar as agências governamentais, à medida que a batalha entre os dois principais candidatos republicanos pela indicação presidencial do partido se torna cada vez mais acirrada.

Trump, que atualmente detém uma grande vantagem sobre DeSantis nas pesquisas das primárias republicanas de 2024, também criticou outros candidatos em posições mais abaixo, sugerindo que eles saíssem da disputa.

Os comentários de Trump foram feitos ao apresentador da Fox News Sean Hannity em Clive, no Estado de Iowa. Hannity é um dos mais fortes aliados de Trump na imprensa e preparou as questões para ele atacar oponentes, incluindo DeSantis, que, segundo Trump, deve cair ainda mais nas pesquisas.

"Sabe, eu realmente vou mirar no segundo e acho que o segundo caiu tanto e tão rápido que não acho que ele vai ficar em segundo por muito mais tempo. Acho que ele vai ser terceiro ou quarto", disse Trump.

Mais cedo na quinta-feira, DeSantis e Trump trocaram insultos sobre seus planos de corrigir a economia e reformar a burocracia do governo, com o governador da Flórida criticando Trump por não ter feito o trabalho durante seu tempo na Casa Branca.

"Por que ele não fez isso nos primeiros quatro anos?", brincou DeSantis com repórteres durante um evento de campanha em New Hampshire.

DeSantis argumentou que é melhor eleger alguém que possa cumprir dois mandatos — ou oito anos no cargo — porque esse é o tempo necessário para concluir com sucesso uma tarefa que não foi totalmente definida por nenhum dos candidatos.

"Se ele precisa de oito anos, não vote nele. Farei com que este país avance em seis meses", retrucou Trump, que só pode cumprir mais um mandato.

Durante a entrevista na Fox News, Trump foi questionado sobre o que ele acha do crescente campo republicano, incluindo o ex-vice-presidente Mike Pence e o ex-governador de Nova Jersey Chris Christie, que devem entrar na disputa na próxima semana.

"Não sei por que as pessoas estão fazendo isso. Eles estão com 1%. Alguns estão com zero", disse ele, referindo-se aos candidatos com números baixos nas pesquisas.