Conteúdo publicado há 1 mês

Homens armados sequestram dezenas de alunos de escola na Nigéria, dizem pais

Homens armados sequestraram nesta quinta-feira dezenas de alunos no norte da Nigéria, disseram moradores locais e pais das crianças, no que pode ser o maior sequestro coletivo em instituições de ensino desde 2021.

A polícia de Kaduna não estava imediatamente disponível para comentar o ocorrido, que aconteceu pouco depois das aulas da manhã em uma escola pública na cidade de Kuriga.

O número de alunos sequestrados não está claro.

"Conforme falamos, as pessoas estão escrevendo os nomes das crianças que foram à escola hoje, mas não voltaram. É com essas estatísticas que saberemos o número exato de desaparecidos", afirmou Salisu Ahmed Kuriga, cujos três irmãos mais novos estão entre os que não chegaram em casa.

Pais afirmaram que, ao chegarem à escola, os homens armados passaram a atirar indiscriminadamente, antes de sequestrar dezenas de alunos e desaparecer na mata.

"Não sabemos o que fazer. Estamos esperando para ver o que Deus pode fazer. Eles são minhas únicas crianças na Terra", afirmou à Reuters Fatima Usman, cujos dois filhos estão entre os sequestrados.

Sequestros em troca de resgate se tornaram endêmicos no norte da Nigéria, prejudicando o dia a dia e fazendo com que muitas crianças não participem da vida escolar.

O último grande sequestro coletivo do tipo ocorreu em junho de 2021, quando homens armados levaram mais de 80 alunos de uma escola no Estado de Kebbi, no noroeste do país.

Deixe seu comentário

Só para assinantes