Topo

Esse conteúdo é antigo

Criança é encontrada morta no trem de aterrissagem de avião da Air France

Eric Piermont/AFP
Imagem: Eric Piermont/AFP

08/01/2020 09h22

O corpo de um passageiro clandestino foi encontrado ontem no trem de aterrissagem de um avião da Air France que pousou em Paris, proveniente de Abidjan, na Costa do Marfim. Fontes próximas da investigação citadas pela agência AFP dizem que a vítima é um menino de cerca de 10 anos.

Um porta-voz da Air France confirmou hoje a ocorrência da tragédia com um passageiro clandestino, sem citar a idade nem o sexo do indivíduo. O Boeing 777 chegou às 6h locais de ontem no Aeroporto Internacional Charles Gaulle, quando eram 2h em Brasília.

No Twitter, a companhia aérea anunciou a morte. Em uma segunda mensagem, a Air France afirma "expressar compaixão e deplorar esse drama humano". Uma investigação foi aberta para apurar as circunstâncias desse embarque clandestino.

Não é o primeiro caso trágico com passageiros que arriscam a vida em trens de aterrissagem. Outros viajantes já foram encontrados congelados ou esmagados pelo equipamento. Surpreendentemente, em abril de 2019, um homem sobreviveu a um voo entre a ilha de Guadalupe, no Caribe, e a Guiana Francesa. A viagem entre esses dois pontos dos territórios ultramarinos franceses dura mais de três horas.

Durante um voo, as temperaturas caem para -50°C entre 9.000 e 10.000 metros de altitude. Os compartimentos dos trens de pouso não são aquecidos nem pressurizados, pondo em risco a vida de viajantes clandestinos.