Topo

Esse conteúdo é antigo

Dirigente talibã culpa os EUA pelo caos no aeroporto de Cabul

16.ago.2021 - Homem puxa uma criança para dentro dos muros do aeroporto internacional de Cabul, Afeganistão - Stringer/Reuters
16.ago.2021 - Homem puxa uma criança para dentro dos muros do aeroporto internacional de Cabul, Afeganistão Imagem: Stringer/Reuters

22/08/2021 09h45

Um líder talibã responsabilizou, hoje, os Estados Unidos pelo caos no aeroporto da capital do Afeganistão, Cabul, onde milhares de afegãos tentam desesperadamente pegar um avião e fugir do país. "Os Estados Unidos, com todo seu poder e seus meios, fracassaram em impor ordem no aeroporto. Reina a paz e a ordem em todo o país, mas há caos somente no aeroporto de Cabul", disse Amir Khan Mutaqi, um dirigente talibã.

"Isso deve acabar o mais rápido possível", acrescentou o líder.

Uma semana após a tomada de poder dos talibãs, milhares de afegãos aterrorizados tentam fugir do país, agravando a tragédia no aeroporto de Cabul, onde Estados Unidos e seus aliados foram incapazes de lidar com o enorme número de pessoas que tentam pegar os voos de evacuação.

O ministério da Defesa britânico informou hoje a morte de sete pessoas em meio ao caos para chegar ao aeroporto.

À medida que a situação piora perto do aeroporto de Cabul, o governo britânico pleiteia a prorrogação do prazo para a retirada das tropas americanas do Afeganistão.

Nas colunas do jornal Mail on Sunday, o ministro da Defesa, Ben Wallace, disse que "nenhuma nação será capaz de retirar todos" do país controlado pelo Talibã, já que o tempo está se esgotando antes de 31 de agosto, data fixada pelo governo do Talibã para a retirada final de suas forças do Afeganistão.

"Se a programação americana for mantida, não temos tempo a perder evacuando a maioria das pessoas que estão esperando", disse Ben Wallace. "Talvez os americanos tenham permissão para ficar mais tempo e terão todo o nosso apoio se o fizerem", acrescentou o ministro.

Ele também explica que centros de processamento de pedidos de evacuação serão instalados "fora do Afeganistão, na região" para afegãos que o Reino Unido tem "a obrigação de trazer de volta a este país".

A rede britânica Sky News divulgou no sábado (21) imagens de pelo menos três corpos cobertos com um plástico branco fora do aeroporto e seu repórter Stuart Ramsay disse que as pessoas estavam sendo esmagadas e outras "desidratadas e aterrorizadas".

Na quinta-feira (19), imagens de bebês afegãos sendo entregues a soldados americanos para serem retirados do país chocaram o mundo.

(Com informações da AFP)