Vândalos, Bolsonaro escondido: o que diz a mídia internacional sobre ataque em Brasília
A condenação internacional à tentativa de golpe no Brasil pelos partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro é a principal manchete internacional nesta segunda-feira (9).
Na França, rádios e canais de TV transmitiram ao vivo, ontem, a violência dos golpistas, descritos como "vândalos fascistas" ou "extremistas", que invadiram e saquearam a sede do STF, o Congresso e o Palácio do Planalto.
Tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, a imprensa compara a ação dos bolsonaristas radicalizados à invasão do Capitólio, há dois anos, e informa sobre a reação do presidente Lula, que decretou intervenção federal no Distrito Federal e prometeu punição exemplar aos golpistas.
"O presidente Lula vai retomar desde hoje o trabalho no Palácio do Planalto em Brasília. O novo chefe de Estado brasileiro quer virar a página das quatro horas de pânico na capital política do país. Milhares de partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e saquearam as instituições federais do país", diz o apresentador do jornal da manhã da rádio France Info.
Imagens que, se vocês viram, nos lembram a invasão do Capitólio, há dois anos, pelos admiradores de Donald Trump.
Rádio France Info
"A polícia retomou o controle das intituições do poder invadidas pelos partidários de Bolsonaro, em sua tentativa de insurreição no Brasil", diz a manchete do Le Monde.
O italiano Corriere della Sera exibe o vídeo de policiais do Distrito Federal fazendo selfies com os bolsonaristas, informa que 400 pessoas envolvidas nos ataques foram presas, o governador do Distrito Federal afastado do cargo pelo STF e a reação tardia de Bolsonaro, que repudiou as críticas de Lula dizendo que não havia provas de seu envolvimento nos incidentes.
Mas o diário português Público afirma que "bolsonaristas vandalizam a democracia brasileira com a complacência da polícia".
"Vandalismo"
Em sua manchete, o espanhol El País mostra bolsonaristas na mesa diretora do Congresso, cuja proteção foi transformada em escorregador.
Nos Estados Unidos, o site do jornal The New York Times mantém em sua manchete um vídeo da tropa de choque descendo a rampa do Planalto, lançando bombas de gás lacrimogênio para dispersar os invasores.
Uma galeria de fotos mostra os radicais em plena ação de depredação das sedes das instituições democráticas brasileiras.
O diário americano relata as ações adotadas pelo governo Lula para acabar com o caos, e acrescenta que suspeita-se que Bolsonaro está escondido na Flórida para fugir da Justiça e que ele passou os últimos anos a atacar o sistema eleitoral brasileiro e a minar a credibilidade das eleições.
O site Der Spiegel, na Alemanha, mostra o presidente Lula, de retorno a Brasília, inspecionando os estragos nos edifícios governamentais danificados, ressaltando que "Bolsonaro rejeita acusações".
"A polícia recupera o controle em Brasília horas depois dos ataques dos radicais bolsonaristas, que cometeram atos de barbárie, de acordo com o presidente Lula.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.