Topo

Garçons repetem 'meme do caixão' no RS; restaurante pede desculpas

Siga o UOL no

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 21h06

Um vídeo registrado anteontem em um restaurante da cidade de Gramado (RS) mostra garçons do estabelecimento imitando uma cerimônia de sepultamento em Gana. As imagens do país africano, marcadas pela maneira festiva como caixões são carregados, se tornaram populares em tempos de pandemia do novo coronavírus.

No vídeo feito no Rio Grande do Sul, um trio de funcionários do Divino Gastronomia & Bar entra no salão frequentado por clientes do estabelecimento ao som de "Astronomia", do artista russo Tony Igy. A canção ficou popularizada como trilha sonora dos vídeos que transformaram em meme as cerimônias fúnebres de Gana.

Ainda na gravação gaúcha, os garçons — usando máscaras — carregam baldes com espumantes enquanto dançam e giram panos. O público presente dança e aplaude.

A filmagem foi feita no sábado (9). Hoje, o estabelecimento divulgou nota assinada pelo diretor Valdemir Ecker para pedir desculpas pelo incidente — segundo o texto, causado a pedido de uma mesa de clientes, em momento no qual o gerente havia precisado deixar o local.

"A direção do Divino Gastronomia & Bar vem a público lamentar e repudiar o episódio ocorrido no último sábado (9), quando um vídeo mostrou a cena de garçons levando garrafas de espumante, com a trilha de musical simulando o carregamento de um caixão. Não compactuamos com esta atitude totalmente descabida para o momento em que vivemos, em meio à pandemia de covid-19", diz o texto.

"Lamentavelmente, este triste episódio só ocorreu por uma falha operacional, no exato momento em que o gerente saiu para comprar um produto que havia faltado. Se aproveitando do momento, um dos integrantes da mesa foi até o DJ e pediu a referida trilha musical, além de ter encomendado a coreografia aos garçons."

"Por este motivo, vimos pedir desculpas aos nossos clientes e a toda sociedade por esta falha, e dizer que estamos tomando todas as providências para que episódios desta natureza não venham a ocorrer novamente no Divino", conclui a nota oficial.

De acordo com dados coletados pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul contabilizou 2.576 casos do novo coronavírus até as 19h de hoje, com 105 óbitos causados pela covid-19.