Topo

Ludmilla lamenta confusão em bloco: "Preparado com muito carinho"

Ludmilla precisou interromper seu bloco no Rio de Janeiro - Marcelo de Jesus/UOL
Ludmilla precisou interromper seu bloco no Rio de Janeiro Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Lola Ferreira

Colaboração para o UOL, no Rio

05/03/2019 14h39

A cantora Ludmilla divulgou na tarde desta terça-feira (5) uma nota em que lamenta a interrupção de seu bloco no Rio de Janeiro e diz que a prioridade é o público. Uma confusão generalizada impediu a continuidade do Fervo da Lud, que acabou uma hora e meia antes do horário previsto.

Depois do som desligado, Ludmilla subiu ao trio para acenar aos fãs, muito emocionada.

Leia a íntegra da nota: 

"A cantora Ludmilla e equipe lamentam profundamente o encerramento do bloco antes do tempo previsto. O desfile foi preparado com muito carinho e profissionalismo para os fãs, foliões e amigos, mas a prioridade sempre será o bem-estar do público, portanto, devido a lamentável confusão ocorrida pouco tempo antes de seu término, optamos por encerrar mais cedo o bloco a fim de zelarmos pela segurança de todos".

A cantora também desabafou em seu Twitter sobre o cancelamento do bloco:

Clima ruim

Desde cedo o clima no bloco estava carregado. A reportagem do UOL observou momentos antes da confusão alguns pontos de fragilidade na organização. O cordão de isolamento não conseguia abrigar todos os convidados e a imprensa, além de ser invadido a todo momento por foliões que não tinham permissão e, por vezes, eram retirados com truculência.

Enquanto o bloco passava pela avenida, PMs agiam de incisiva contra quem portava bebidas e ao menos dois isopores foram quebrados. A ação da PM foi mal recebida pelos foliões, que em vários momentos xingavam o policiamento.

A confusão começou quando um tumulto interrompeu a apresentação da cantora por volta de meio-dia. Em determinado momento, a polícia militar interveio com bombas de efeito moral, spray de pimenta e cassetetes, gerando corre-corre nas ruas do centro do Rio. A organização estima que 2 milhões de pessoas compareceram ao bloco.

Folião agredido

Confusão marca o bloco Fervo de Lud - Marcelo de Jesus/UOL - Marcelo de Jesus/UOL
Confusão marca o bloco Fervo de Lud
Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Um dos foliões chegou a provocar a PM com uma barra de ferro. Diversos policiais cercaram o homem e o agrediram com cassetetes. Bastante machucado, o homem, que não teve a identidade revelada, foi levado de ambulância para o hospital, acompanhado por cinco policiais. A polícia tentou impedir que jornalistas registrassem a agressão. "Não tira foto para não se complicar", disse um policial.

O folião que foi levado pela PM ao hospital já havia provocado os policiais militarem em ao menos dois momentos. No primeiro deles, o rapaz afirmou que duvidava que o policial tivesse coragem de agredi-lo. Em um segundo momento, ele provocou a Polícia Militar e tentou se esconder no meio dos foliões, mas foi capturado, agredido e ensanguentado, como registraram as imagens. 

O homem foi levado para o hospital Souza Aguiar e depois será encaminhado para a 5ª DP, localizada no centro do Rio. Quatro policiais militares foram feridos na confusão e foram atendidos no hospital da Polícia Militar. 

Blocos de rua