Topo

Passam até por luto: você sabia que animais têm personalidades próprias?

Uma vaca em seu habitat: 30% da personalidade vem dos genes; os 70% restantes, do ambiente e experiências - iStock
Uma vaca em seu habitat: 30% da personalidade vem dos genes; os 70% restantes, do ambiente e experiências Imagem: iStock

Colaboração para UOL

10/06/2023 04h00

Animais não só têm personalidades que se assemelham com as do homem, como também podem sentir emoções, ter autoconsciência e até sofrer de ansiedade ou depressão. Não é difícil encontrar espécies que tendem a ser mais tímidas, outras brincalhonas ou encrenqueiras.

Biólogos da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, estudaram os diferentes tipos de personalidade de aranhas da espécie Stegodyphus sarasinorum, que se dividem entre as que caçam e as que cuidam das crias. Quarenta indivíduos foram colocados em um ninho artificial, onde foi simulada a presença de predadores. Algumas eram sempre mais agressivas, enquanto outras se mostraram mais dóceis.

O temperamento - termo que os pesquisadores usam para se referir à personalidade dos bichos - de cada animal é determinado tanto por fatores genéticos como ambientais. Em bois e vacas, por exemplo, sabe-se que 30% de sua personalidade se deve aos genes, e outros 70%, de suas experiências e ambiente onde vivem.

Animais também sentem emoções, como medo, tristeza ou alegria, mas essa intensidade varia entre as espécies. Elefantes ficam de luto, e chimpanzés órfãos passam horas velando o corpo da mãe.

Depressão e crises de ansiedade também são doenças psicológicas enfrentadas pelos bichos, principalmente os domésticos. Compartilhamos algumas funções neurológicas com os animais e, assim como acontece com os humanos, quando neurotransmissores não funcionam adequadamente, o animal pode apresentar problemas psicológicos, como a depressão.

Além dos indivíduos, existem certos traços de personalidade que sobressaem em algumas espécies. É comum ouvir que gatos são animais curiosos, golfinhos, sociáveis, e cães labradores, calmos.

Muitas pesquisas que algumas espécies possuem comportamentos bem parecidos com os humanos. Eles podem até mesmo ser divididos em alguns grupos:

Procrastinadores

meio ambiente - Wikimedia Commons  - Wikimedia Commons
Pombos preferem procrastinar
Imagem: Wikimedia Commons

A velha frase "Não faça hoje o que pode deixar para amanhã" cabe perfeitamente na vida das pombas que foram objetos de um estudo da Universidade de Connecticut (EUA). No experimento, as aves podiam escolher se bicavam imediatamente um disco por oito vezes para ganharem uma recompensa ou se esperavam 15 segundos entre as bicadas para receber o prêmio. Os bichos nem se apertaram: preferiram esperar.

'Good vibes'

meio ambiente - Anup Shah/Getty Images - Anup Shah/Getty Images
Bonobos: os mais pacíficos dps grandes macacos curtem uma amizade colorida
Imagem: Anup Shah/Getty Images

Se os macacos bonobos (também conhecidos chimpanzés-pigmeus) pudessem falar, certamente seriam adeptos da filosofia hippie. Uma das espécies mais pacíficas entre os grandes macacos, eles tentam levar a vida numa boa. O sexo é a chave da vida social na espécie, e não há a ligação entre o ato e procriação. As fêmeas são receptivas ao sexo em qualquer período e passam boa parte do dia se masturbando. Quando não há machos disponíveis, elas copulam entre si.

Rancorosos

meio ambiente - Canva - Canva
Nem tente arrumar encrenca com um corvo: eles não esquecem
Imagem: Canva

Os corvos são animais muito inteligentes. Entre suas habilidades, está a habilidade de reconhecer rostos e ainda comunicar se são ameaça para outros parceiros.

Em um experimento feito na Universidade de Washington, cientistas prenderam as aves para a pesquisa. Quando os soltaram, perceberam que os corvos os atacavam sempre que saíam do escritório, independentemente das roupas que estavam usando.

Para driblar o problema, as aves passaram a usar máscaras, mas eram reconhecidas também. Quando um dos pesquisadores voltou a usar a máscara cinco anos depois, foi reconhecido por um corvo mais novo. Sinal de que os mais velhos já tinham espalhado a notícia.

Sociáveis

meio ambiente - Clearwater Marine Aquarium - Clearwater Marine Aquarium
Golfinhos são sociáveis, mas também podem ser violentos
Imagem: Clearwater Marine Aquarium

Em um primeiro momento, podemos achar que os golfinhos são criaturas extremamente sociáveis, com uma capacidade cognitiva bastante desenvolvida e um sistema de comunicação elaborado. Muitos desses comportamentos são inatos, outros são aprendidos, tanto com outros golfinhos como com seres humanos. Mas é um mito a história de que golfinhos são animais sempre dóceis e bem-humorados. Há, inclusive, algumas suspeitas de infanticídio entre golfinhos-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus): machos adultos já foram vistos agredindo um filhote até a morte.

Fonte: Aline Cristina Sant'Anna, especialista em comportamento animal.