Topo

Josias de Souza

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ernesto Araújo recorre ao STF contra quebra de sigilos determinada pela CPI

CPI da Covid: Ernesto Araújo diz que não comunicou Bolsonaro sobre carta da Pfizer - Flickr/Senado Federal
CPI da Covid: Ernesto Araújo diz que não comunicou Bolsonaro sobre carta da Pfizer Imagem: Flickr/Senado Federal

Colunista do UOL

11/06/2021 18h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-chanceler Ernesto Araújo recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a quebra dos seus sigilos telefônico e de mensagens eletrônicas. Ele pede a suspensão da decisão tomada pela CPI da Covid. Requer a concessão de liminar, para evitar que os dados sejam manuseados pelos senadores antes do julgamento do mandado de segurança.

O pedido de Araújo foi à mesa do ministro Alexandre de Moraes. Em despacho datado desta sexta-feira (11), Moraes deu prazo de 48 horas para que o presidente da CPI, Omar Aziz, se manifeste sobre a pretensão do ex-ministro das Relações Exteriores. Só então ele decidirá se concede ou não a liminar.

Vai abaixo o teor do despacho de Alexandre de Moraes:

"Trata-se de mandado de segurança interposto contra ato da 'CPI da Pandemia', que determinou as quebras dos sigilos telefônico e telemático de Ernesto Henrique Fraga Araújo.

O autor requer a concessão de liminar, inaudita altera pars, para suspensão imediata das referidas medidas constritivas aprovadas pela CPI, em 10 de junho de 2021.

Para análise da medida liminar, solicite-se informações à autoridade impetrada, no prazo de 48 horas.

Após o transcurso do prazo, imediata conclusão."

Publique-se.

Brasília, 11 de junho de 2021.

Ministro Alexandre de Moraes