Topo

Santa Catarina transfere presos suspeitos de ordenar ataques para presídios federais

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis (SC)

09/02/2013 02h38Atualizada em 09/02/2013 05h48

Após mais de 80 ocorrências em dez dias de onda de violência no Estado, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), anunciou, na noite desta sexta-feira (8), a transferência para presídios federais de ao menos 20 detentos identificados pela polícia como líderes dos ataques. 

A medida visa impedir a comunicação entre os criminosos, de dentro do presídio, e comparsas, do lado de fora.

Por questões de segurança, os nomes dos presos, assim como os detalhes das transferências, não foram divulgados.

Mas, segundo a polícia, os líderes da facção criminosa PGC (Primeiro Grupo Catarinense) --condenados por crimes como tráfico de drogas, sequestros e assaltos a bancos--estariam envolvidos no mando dos ataques.  

A maioria dos membros da facção cumpre pena no presídio de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. A unidade não tem bloqueadores de celulares, o que, segundo a polícia, facilita a comunicação desses com comparsas.

Nesta quinta-feira (7), a lista com os nomes dos detentos foi apresentada ao Judiciário, em sessão reservada.

A Secretaria de Segurança Pública aguarda a obtenção das autorizações para iniciar as transferências --como são presos cumprindo condenações, eles só podem sair do Estado com anuência das varas de execuções criminais. 

Ajuda federal

Colombo descartou o uso da Força Nacional em Santa Catarina, mas o interesse do governo de SC na transferência dos detentos para presídios federais de segurança máxima foi também confirmado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. 

"Não podemos dizer nem o número nem os nomes, por questão de segurança. Tudo o que governo federal puder fazer, será feito", disse a jornalistas Cardozo, na madrugada deste sábado (9), ao chegar ao camarote da Prefeitura de São Paulo, no Anhembi, para o desfile das escolas de samba.

26 cidades

As 26 cidades atingidas nos últimos dez dias são: Joinville, Rio do Sul, São Bento do Sul, Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Navegantes, Palhoça, Camboriú, São Francisco do Sul, Tubarão, Laguna, Araquari, Indaial, São João Batista, Brusque, Gaspar, São José, Ilhota, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Maracajá, Chapecó, Bom Retiro e Garuva. (Com Agência Estadão Conteúdo)