Topo

Bope faz operação para instalar UPP no Complexo da Maré, no Rio

Policial do Bope (Batalhão de Operações Especiais ) retira barricadas colocadas por traficantes nos acessos a comunidades do Complexo da Maré - Reprodução/Twitter/BOPE
Policial do Bope (Batalhão de Operações Especiais ) retira barricadas colocadas por traficantes nos acessos a comunidades do Complexo da Maré Imagem: Reprodução/Twitter/BOPE

Do UOL, no Rio

10/04/2013 12h00Atualizada em 10/04/2013 14h12

O Bope (Batalhão de Operações Especiais), em conjunto com a Polícia Federal, faz operação no Complexo da Maré, nesta quarta-feira (10), na zona norte do Rio de Janeiro, com o objetivo de preparar a região para a futura instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).

A ação, que mobiliza efetivo policial de 300 homens, ocorre nas comunidades da Vila do João e Vila dos Pinheiros. Houve intensa troca de tiros e dois suspeitos foram atingidos. Eles foram encaminhados ao hospital de Bonsucesso, também na zona norte. Não há informações quanto ao estado de saúde.

Outros quatro suspeitos foram presos durante a operação. Um menor foi apreendido. Os agentes também apreenderam duas pistolas --calibres .40 e 9mm--, 450 trouxinhas de maconha, 220 papelotes de cocaína, 69 fracos de cheirinho da loló e farto material para embalar entorpecentes.

Para remover barricadas colocadas por traficantes nos acessos às favelas, estão sendo utilizadas as retroescavadeiras do Bope. Um helicóptero blindado da PM dá apoio logístico.

A incursão articulada pela divisão de elite da Polícia Militar do Rio, nomeada "limpeza de terreno", consiste na etapa inicial do padrão operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública em ocasiões como a ocupação de comunidades e posterior instalação de UPPs.

Além do Bope e da Polícia Federal, participam da ação o BPChoque (Batalhão de Choque), BAC (Batalhão de Ações com Cães) e GAM (Grupamento Aeromarítimo).