Topo

Esse conteúdo é antigo

Com isolamento baixo, Rio tem 93% das cidades com casos de coronavírus

Soldados da Marinha fazem desinfecção do aeroporto internacional do Rio de Janeiro - Ricardo Moraes
Soldados da Marinha fazem desinfecção do aeroporto internacional do Rio de Janeiro Imagem: Ricardo Moraes

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 09h12Atualizada em 11/05/2020 09h38

O novo coronavírus já atingiu 93,5% (86) das 92 cidades do Rio de Janeiro desde o início da pandemia no estado, de acordo com dados divulgados pelo jornal O Globo na edição de hoje. Especialistas recomendam lockdown para impedir um avanço ainda maior da doença.

O número oficial de infectados no Rio cresceu 307% na região metropolitana e 465% nas demais, desde o dia 15 de abril. O estado tem um isolamento social abaixo de 50%, mas ainda fica acima da média dos outros estados.

O epidemiologista Roberto Medronho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disse ao jornal O Globo que o lockdown é a única saída para evitar uma proliferação ainda maior da covid-19.

"É a 'vacina' que temos disponível. Para que seja efetiva, deveria ser aplicada em âmbito estadual, principalmente na região metropolitana, de onde a doença irradia, com a avaliação da medida em outras áreas", disse ele.

O também epidemiologista Diego Xavier, do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), disse ao mesmo jornal que um dos erros cometidos no estado foi não dar atenção ao isolamento social entre municípios.

"As cidades não existem de forma isolada. Mesmo o lockdown não dá para ocorrer com decisões unilaterais. As prefeituras precisam fazer isso de forma conjunta, com coordenação dos governos estadual e federal", explicou o especialista.

O estado do Rio de Janeiro registra mais de 17 mil casos oficiais de covid-19 e 1.714 mortes confirmadas, segundo a secretaria estadual de saúde.