Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa se nega a usar máscara e discute com fiscais no interior de São Paulo

Bárbara Brambila

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

17/03/2021 16h42

Um vídeo que circula pela internet mostra uma idosa, que se negava a usar máscara de proteção facial contra o novo coronavírus, discutindo com fiscais da Vigilância Sanitária após ser abordada pelos agentes. O caso aconteceu nesta terça-feira (16) em Bragança Paulista (SP), município que fica a 67 km de distância de São Paulo.

"Eu tenho 72 anos e não aceito ordem de molecada", diz a mulher, que na gravação se identifica como médica formada pela USP (Universidade de São Paulo), aos agentes.

O UOL tentou contato com ela, mas não obteve retorno até esta publicação. Um pedido de confirmação sobre a formação também foi enviado à USP.

Um Boletim de Ocorrência por desacato e vias de fato foi registrado por Benedito Alvorada dos Santos, um dos fiscais que aparece no vídeo, contra a mulher e o marido, que também estava presente no momento da discussão.

De acordo com o documento, a Guarda Municipal foi acionada após receber a denúncia de que fiscais estavam sendo desrespeitados e até agredidos no entorno do Lago do Taboão. Do local, os guardas conduziram o casal, juntamente com os agentes, para a Delegacia de Bragança Paulista.

"Foi elaborado um Termo Circunstanciado com base na Lei de Contravenção Penal. Após a assinatura de um Termo de Compromisso, as partes foram liberadas. O casal responderá por desacato e, no caso do homem, há ainda a situação de vias de fato, uma vez que, após observar que a discussão estava sendo filmada pelo motorista do Sr. Benedito, ele empurrou o autor das imagens", explicou o delegado titular do 1º Distrito Policial de Bragança Paulista, Sandro Montanari.

'Abuso e descaso são muito grandes'

Funcionário público de Bragança Paulista há 16 anos, Benedito relatou ao UOL que, com a pandemia, os casos de desacato por parte da população com os agentes estão frequentes.

"Já passei diversas vezes por isso, mas nunca de um jeito tão agressivo. Infelizmente, tem uma parcela da população que parece que não acredita muito, não dá valor à vida. A gente vê que o abuso e o descaso são muito grandes", diz.

Questionado sobre as falas da mulher, que pergunta sobre sua formação nas imagens, Benedito diz que não se sentiu ofendido. "Eu acho que é ótimo quando a pessoa tem diploma em lugar importante. É uma conquista, parabéns para quem tem. Eu sou feliz no meu trabalho. Tem o desacato, mas também existem pessoas que nos agradecem pela dedicação na pandemia. Eu valorizo mais isso", finaliza.

A prefeitura de Bragança Paulista emitiu uma nota de repúdio sobre o ocorrido.

"A Administração repudia veementemente qualquer ato que atente contra o funcionalismo público de forma desrespeitosa no exercício de sua função e preza para que os munícipes tenham sempre um atendimento adequado, de qualidade e com respeito", comunicou.